Os carnês do IPTU 2026 de Rio Claro estão sendo entregues pelos Correios e permitem o pagamento por PIX. Com o boleto em mãos, o contribuinte pode quitar o imposto utilizando o serviço de qualquer banco, inclusive instituições sem convênio com o município. Também é possível emitir as guias de pagamento pelo site da Prefeitura de Rio Claro.
Quem optar pelo pagamento em cota única até o dia 27 de fevereiro terá desconto de 10% sobre o valor total do imposto. Para quem escolher o parcelamento, o desconto é de 3% em cada parcela paga até a data de vencimento. A primeira parcela também vence no dia 27 de fevereiro.
De acordo com a prefeitura, foram impressos 106 mil carnês. Os contribuintes que não quiserem aguardar a entrega pelos Correios podem acessar as guias de pagamento no site oficial do município, disponíveis desde 1º de janeiro. Nessa modalidade, o pagamento por PIX não está habilitado.
Para o pagamento via PIX, não há restrição quanto à instituição financeira. Já nas demais formas de pagamento, o IPTU pode ser quitado em casas lotéricas, na cooperativa de crédito Sicoob ou por meio dos serviços de internet banking, aplicativos e autoatendimento dos bancos Bradesco, Santander, Itaú, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Os bancos não realizam mais o recebimento do imposto nos caixas com atendimento presencial.
Segundo a administração municipal, o IPTU 2026 não teve aumento real, apenas atualização monetária. O índice aplicado foi de 5,17%, referente à inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE, no período de outubro de 2024 a setembro de 2025.
Para acessar a guia de pagamento pelo site da prefeitura, o contribuinte deve entrar no endereço grp.rioclaro.sp.gov.br/cgi-bin/nwwcgi/PLP/CIDADAO ou utilizar o link “IPTU, ISS, Taxas e Certidões” na seção “Serviços” da página inicial. Em seguida, é necessário selecionar “Tributos Municipais (IPTU e demais taxas)”, escolher a opção “Imóvel” na guia “Débitos”, informar o código reduzido ou a referência cadastral do imóvel e selecionar o ano de 2026. Após isso, basta optar pela cota única ou pelo parcelamento e efetuar o pagamento.



