O calendário do IPVA 2026 segue em fevereiro e os proprietários de veículos com placas finais 3, 4 e 5 devem ficar atentos ao vencimento. Como as datas originais caem no fim de semana e no ponto facultativo de carnaval, o pagamento da cota única sem desconto ou da segunda parcela pode ser feito até quinta-feira, dia 19.
A consulta do valor do imposto pode ser realizada em bancos ou pelos canais oficiais da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, utilizando o número do Renavam e a placa do veículo. O tributo pode ser parcelado em até cinco vezes, conforme o valor devido.
O pagamento pode ser feito via Pix, por meio de QR code gerado no site oficial, além das opções tradicionais disponíveis na rede bancária, caixas eletrônicos, lotéricas e empresas credenciadas que aceitam cartão de crédito.
Quem não pagar dentro do prazo está sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros com base na taxa Selic. Após 60 dias, a multa chega a 20% do valor do imposto. A inadimplência pode resultar na inscrição do débito em Dívida Ativa e inclusão do nome do proprietário no Cadin Estadual.
Para realizar o licenciamento anual antecipado, é necessário quitar todos os débitos do veículo, incluindo IPVA, taxa de licenciamento e eventuais multas.
Motocicletas, ciclomotores e motonetas de até 180 cilindradas, quando pertencentes a pessoas físicas e em situação regular, estão isentas do IPVA a partir deste ano.
Os contribuintes devem sempre verificar se as informações estão em páginas com domínio sp.gov.br para evitar golpes. Se precisar de atendimento, é possível utilizar os canais de Fale Conosco da secretaria.


