Os proprietários de veículos com final de placa 9 no estado de São Paulo têm até quinta-feira (22) para pagar o IPVA 2026 em cota única com desconto de 3% ou efetuar o pagamento da primeira parcela do imposto.
O calendário de vencimentos segue o final da placa do veículo. O imposto pode ser pago à vista ou parcelado em até cinco vezes, conforme o valor devido. O pagamento da cota única com desconto é válido para automóveis, camionetas, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motocicletas, caminhões e caminhões-tratores.
Consulta do valor
O valor do IPVA pode ser consultado em toda a rede bancária credenciada, utilizando o número do Renavam, ou diretamente no site da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP), mediante Renavam e placa do veículo.
A Sefaz-SP alerta que as informações oficiais sobre o IPVA estão disponíveis exclusivamente em páginas com domínio sp.gov.br e orienta os contribuintes a ficarem atentos para evitar golpes.
Parcelamento
Quem optar pelo parcelamento poderá dividir o imposto em até cinco parcelas mensais, de janeiro a maio, desde que o valor total seja igual ou superior a 10 Ufesps. Para 2026, cada Ufesp foi fixada em R$ 38,42. Valores menores poderão ser parcelados em quatro ou três vezes.
Para veículos com placa final 9, as parcelas vencem sempre no dia 22 de cada mês: janeiro, fevereiro, março, abril e maio. Caso a data coincida com feriado ou final de semana, o pagamento poderá ser feito no próximo dia útil.
O calendário para caminhões e caminhões-tratores é diferente. Nesses casos, o pagamento pode ser feito em cota única sem desconto até 22 de abril ou parcelado em até cinco vezes, com vencimentos no dia 20 de cada mês.
Como pagar
O IPVA 2026 pode ser pago por meio da rede bancária credenciada, utilizando o número do Renavam. No estado de São Paulo, o Pix é a forma preferencial de pagamento. O QR Code deve ser gerado exclusivamente no site da Sefaz-SP e pode ser quitado em mais de 900 instituições financeiras.
Também seguem disponíveis as formas tradicionais de pagamento, como internet banking, terminais de autoatendimento, casas lotéricas e cartão de crédito em empresas credenciadas.
Multa por atraso
O não pagamento do imposto no prazo acarreta multa diária de 0,33%, além de juros calculados pela taxa Selic. Após 60 dias, a multa é fixada em 20% do valor do imposto.
Caso a inadimplência persista, o débito é inscrito na Dívida Ativa, podendo resultar na inclusão do nome do proprietário no Cadin Estadual e em cobrança judicial por parte da Procuradoria Geral do Estado.
Licenciamento
Para antecipar o licenciamento anual do veículo, é necessário quitar todos os débitos existentes, incluindo IPVA, taxa de licenciamento e eventuais multas de trânsito.
Isenção para motos até 180 cilindradas
Desde dezembro, está em vigor a lei estadual que isenta do pagamento do IPVA motocicletas, ciclomotores e motonetas de até 180 cilindradas, de propriedade de pessoas físicas. A isenção vale a partir de 2026 para veículos com registro e licenciamento regulares e beneficia especialmente trabalhadores que utilizam a moto como instrumento de renda.
Todas as informações oficiais sobre o IPVA 2026 podem ser consultadas no portal da Sefaz-SP.



