segunda-feira, agosto 4, 2025
InícioEconomiaLicenciamento 2024: Prazo para veículos com placas final 9 é em novembro...

Licenciamento 2024: Prazo para veículos com placas final 9 é em novembro no estado de SP

FIQUE ATUALIZADO

📲 Siga nosso canal do WhatsApp, ative o "sininho" e receba informações em tempo real 📲( clique aqui)

O licenciamento de veículos para o ano de 2024 chega ao mês de novembro, e os proprietários de veículos com placas terminadas em 9 devem realizar o procedimento até o final deste mês. O calendário de licenciamento, conforme estipulado pela Portaria nº 17/2023, terá continuidade em dezembro, quando será a vez das placas finalizadas em 0.

Os veículos de carga, como caminhões e tratores, têm um cronograma diferente, que vai de setembro a dezembro. É importante observar que a condução de veículos não licenciados é uma das principais causas de multas no estado, ocupando o segundo lugar em infrações registradas, de acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). Essa infração, classificada como gravíssima, resulta em uma multa de R$ 293,47, além de adicionar sete pontos na CNH do condutor e a possibilidade de remoção do veículo ao pátio.

Para efetuar o licenciamento, o proprietário do veículo deve fornecer o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e efetuar o pagamento da taxa em bancos conveniados, como Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander, utilizando internet banking, aplicativos ou caixas eletrônicos. Após o pagamento, o condutor pode acessar o documento digital atualizado pelo portal do Detran-SP, do Poupatempo ou da Senatran, podendo baixá-lo ou imprimi-lo em papel comum.

É fundamental ressaltar que, caso o veículo tenha pendências, como IPVA não quitado ou multas em aberto, o licenciamento não será finalizado, mesmo que a taxa tenha sido paga, resultando no bloqueio do documento atualizado.

Calendário de Licenciamento 2024:

•Veículos de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque:

•Final 1 e 2: Julho

•Final 3 e 4: Agosto

•Final 5 e 6: Setembro

•Final 7 e 8: Outubro

•Final 9: Novembro

•Final 0: Dezembro

•Veículos registrados como caminhão e trator:

•Final 1 e 2: Setembro

•Final 3, 4 e 5: Outubro

•Final 6, 7 e 8: Novembro

•Final 9 e 0: Dezembro

RELACIONADOS

CATEGORIAS

últimas notícias