O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) alerta os proprietários de veículos com placas de final 7 e 8 para o prazo do licenciamento anual de 2025, que encerra no fim de outubro. O procedimento é obrigatório para todos os veículos que circulam no estado.
De acordo com o Detran-SP, 16 milhões de veículos já foram licenciados até setembro, sendo 2,2 milhões apenas no último mês, o que representa um aumento de 3,85% em relação ao mesmo período de 2024.
Para realizar o licenciamento, é necessário quitar previamente o IPVA, eventuais multas de trânsito e pagar a taxa de R$ 167,74.
O pagamento pode ser feito informando o número do Renavam em bancos conveniados — Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander — pelos canais digitais ou caixas eletrônicos.
Após a compensação do pagamento, o condutor pode baixar ou imprimir o documento digital atualizado no portal do Detran-SP (detran.sp.gov.br), Poupatempo (poupatempo.sp.gov.br), Senatran (portalservicos.senatran.serpro.gov.br), ou pelos aplicativos Detran-SP, Poupatempo Digital e Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Calendário de licenciamento 2025 — veículos de passageiros, ônibus, reboques e semirreboques:
- Julho: finais 1 e 2
- Agosto: finais 3 e 4
- Setembro: finais 5 e 6
- Outubro: finais 7 e 8
- Novembro: final 9
- Dezembro: final 0
Caminhões e tratores:
- Setembro: finais 1 e 2
- Outubro: finais 3, 4 e 5
- Novembro: finais 6, 7 e 8
- Dezembro: finais 9 e 0
Penalidades para quem não fizer o licenciamento
Conduzir veículo sem licenciamento é uma infração gravíssima, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sujeita a multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e remoção do veículo ao pátio.
Para recuperar o automóvel, o proprietário precisa quitar todas as pendências, além das taxas de remoção e estadia.
O Detran-SP implantou o sistema LIVE (Liberação Instantânea de Veículos), que permite liberar o veículo online logo após o pagamento das dívidas, com ofício digital emitido automaticamente pelo órgão.
Mais informações estão disponíveis no portal oficial do Detran-SP.