Com a chegada de dezembro, os gastos extras com presentes, viagens e celebrações aumentam, mas tanto a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) quanto o Procon-SP destacam a importância de um planejamento financeiro para evitar dívidas.
Segundo a Febraban, priorizar o pagamento de dívidas com o 13º salário, limitar os gastos com itens sazonais e evitar o uso excessivo do rotativo do cartão de crédito são medidas fundamentais. “Com planejamento, é possível aproveitar as festividades sem começar o ano no vermelho”, afirma Amaury Oliva, diretor de Cidadania Financeira da instituição.
Já o Procon-SP recomenda atenção especial aos custos de viagens, considerando despesas como alimentação, transporte e passeios. O órgão também oferece comparativos de preços de produtos e serviços relacionados às férias de verão, como hospedagem, alimentação e itens de proteção solar, em 13 destinos turísticos paulistas.
A orientação é clara: consumir de forma equilibrada pode evitar que as celebrações de fim de ano se transformem em problemas financeiros no início de 2025.