Alunos da Escola Municipal Sylvio de Araújo realizaram na manhã e na tarde desta quarta-feira (3) a troca de materiais recicláveis por produtos de limpeza, higiene e gêneros alimentícios por meio da moeda social ENA. As moedas foram adquiridas pelos estudantes que entregaram plásticos, papéis e outros recicláveis na escola.
“É um projeto que incentiva práticas de desenvolvimento sustentável e também promove educação financeira”, afirma a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Bruna Perissinotto, entidade que participa da iniciativa.
O projeto piloto começou em setembro e está sendo testado nas escolas municipais Francisca Coan e Sylvio de Araújo. Os alunos levam os materiais recicláveis para a escola, onde tudo é registrado em planilha. No final de cada mês, a quantidade entregue é convertida em moedas ENA, disponíveis nos valores de 1, 5 e 10 unidades. Com elas, os estudantes podem adquirir alimentos, produtos de limpeza e de higiene, fornecidos por patrocinadores e apoiadores. O nome ENA vem das palavras educação, natureza e ambiente.
As trocas são realizadas no Armazém Solidário, dentro das próprias escolas. A próxima ação está marcada para o dia 12, às 15h30, na escola Francisca Coan.
Também acompanharam a atividade nesta quarta-feira a secretária municipal da Educação, Valéria Velis, o vereador Éric Tatu, o coordenador ambiental Edison Andrade e a diretora da Escola Sylvio de Araújo, Daniela Cristina Lopes de Abreu.
A ação envolve diversas secretarias municipais, além do Fundo Social de Solidariedade e da Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reaproveitável de Rio Claro (Cooperviva).


