Mais de 111 mil candidatos participam neste domingo (23) da primeira fase da Fuvest 2026, vestibular de acesso aos cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP). A prova é composta por 90 questões de múltipla escolha das áreas de Arte, Educação Física, Inglês, Português, Matemática, Química, Física, História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
Os estudantes devem consultar o local de prova no site oficial da Fuvest. A fundação divulgou as orientações sobre o que é permitido e o que é proibido levar no dia do exame.
O que pode levar
- Documento de identidade original com foto (obrigatório).
- Caneta esferográfica transparente de tinta azul ou preta (obrigatória).
- Lápis, lapiseira, borracha, apontador e régua transparente.
- Garrafa com água e alimentos leves.
O que não pode levar
- Relógios de qualquer tipo.
- Celulares, calculadoras, computadores e qualquer equipamento eletrônico dentro do prédio.
- Materiais impressos ou folhas para anotação.
- Caneta que não seja a permitida pela Fuvest, compasso, marca-texto.
- Boné, gorro, chapéu, óculos de sol, fones de ouvido ou protetor auricular.
A Fuvest alerta que o candidato flagrado em sala com qualquer um desses itens pode ser desclassificado.
Orientações antes da prova
A organização também recomenda alguns cuidados para o período que antecede o exame:
- Sono: reduzir estímulos antes de dormir, evitar telas, manter ambiente escuro e silencioso. Técnicas de respiração podem ajudar a relaxar.
- Rotina: evitar mudanças bruscas na alimentação ou atividades fora do habitual.
- Lazer: reservar momentos de descanso e convivência com pessoas próximas.
- Comparações: concentrar-se na própria trajetória e no preparo individual.


