Prazo final para se inscrever é às 23h59 (horário de Brasília)
Os interessados em participar do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2025 têm até esta sexta-feira (7), às 23h59 (horário oficial de Brasília), para realizar suas inscrições gratuitas. O Ministério da Educação (MEC) oferece 67.301 vagas para o financiamento de mensalidades de cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior.
Vagas e Requisitos
Neste semestre, metade das vagas será destinada a candidatos com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo. Além disso, os candidatos precisam estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) em situação ativa.
Para se inscrever, o candidato deve acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, selecionar a opção Fies, e realizar o login utilizando a conta do Gov.br. Durante o processo de inscrição, é necessário preencher dados pessoais e de escolaridade, além de selecionar três cursos desejados, por ordem de prioridade, e a instituição de ensino. Candidatos que se declararem pretos, pardos, indígenas, quilombolas ou pessoas com deficiência (PCD) deverão marcar a opção correspondente na autodeclaração étnico-racial.
Após preencher essas informações, será necessário inserir os dados financeiros do candidato e de sua família. O MEC orienta que, ao finalizar a inscrição, o candidato salve o comprovante com a chave de segurança fornecida.
Fies Social
Para aqueles que se enquadrarem nas regras do Fies Social, o financiamento será integral, cobrindo até 100% dos encargos educacionais.
Requisitos para Participação
Os candidatos devem ter participado de qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas, além de nota superior a zero na redação. Importante destacar que participantes na condição de “treineiros” não podem se inscrever, já que suas notas não são válidas para a seleção do Fies.
Além disso, os dados do CadÚnico serão considerados com base na data de corte de 11 de janeiro de 2025.
Classificação e Chamada
A classificação no processo seletivo será feita por ordem decrescente das notas do Enem, levando em consideração o tipo de vaga, o grupo de preferência e a modalidade de concorrência. O MEC dará prioridade para candidatos que não tenham concluído o ensino superior ou que já tenham sido beneficiados pelo Fies e não concluíram a graduação.
Calendário
O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 18 de fevereiro. Aqueles que não forem contemplados na chamada regular poderão ser chamados a partir da lista de espera, entre 19 e 21 de fevereiro. Já o período de convocação via lista de espera será de 25 de fevereiro a 9 de abril.
Novas Vagas
Em 2025, o MEC oferecerá um total de 112 mil novas vagas para o Fies, com 67.301 vagas no primeiro semestre e 44.867 no segundo semestre. Em 2023, das 50.186 pessoas contempladas, 68,23% eram mulheres e 56,1% eram pessoas pretas ou pardas.
Desde 2001, o Fies tem financiado a educação superior em instituições privadas, desde que essas atendam aos critérios de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).