terça-feira, 18 novembro, 2025
InícioEducaçãoMinistro diz que anulação de três questões do Enem foi medida de...

Ministro diz que anulação de três questões do Enem foi medida de precaução

FIQUE ATUALIZADO

📲 Siga nosso canal do WhatsApp, ative o "sininho" e receba informações em tempo real 📲( clique aqui)

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou nesta terça-feira (18), em entrevista à TV Educativa do Ceará, que a anulação de três questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorreu por precaução e para assegurar a lisura do exame. Um possível vazamento está sendo investigado pela Polícia Federal.

Segundo o ministro, o Enem utiliza um banco de questões que são previamente aplicadas em grupos de estudantes em um pré-teste. Santana explicou que houve relato de que uma pessoa que participou dessa etapa teria divulgado informações em uma transmissão ao vivo nas redes sociais.

Mais cedo, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que recebeu relatos de possível antecipação de questões semelhantes às aplicadas no Enem deste ano.

Durante a entrevista, Camilo Santana afirmou que o exame ocorreu normalmente e disse que os candidatos podem ficar tranquilos. Ele determinou que o Inep adotasse as medidas necessárias assim que tomou conhecimento das denúncias.

O ministro reforçou que a anulação das questões foi realizada para garantir que nenhum participante fosse prejudicado. “O Inep anulou, mas continuam valendo todos os outros 87 itens e também a redação”, declarou.

A investigação sobre possíveis fraudes cabe à Polícia Federal, uma vez que o Enem é uma avaliação federal de interesse público e coordenada pelo Inep, autarquia vinculada ao Ministério da Educação.

Pré-teste e metodologia

Para elaborar e corrigir o exame, o Inep utiliza o modelo estatístico conhecido como Teoria da Resposta ao Item (TRI). A metodologia aplica modelos matemáticos que levam em conta as características de cada questão. Por isso, os itens passam por pré-testes antes de integrar a prova oficial.

Participantes desses pré-testes têm contato com questões de múltipla escolha que podem ser utilizadas nas edições do Enem. Após aprovação, essas perguntas passam a integrar o Banco Nacional de Itens, que fornece as questões destinadas à elaboração do exame.

O Inep afirma que adota diferentes estratégias para calibrar os itens que compõem o banco de questões e que podem ser utilizados nas próximas provas.

RELACIONADOS

CATEGORIAS

últimas notícias