sexta-feira, julho 4, 2025
InícioEducaçãoRede municipal inicia ano letivo com período de adaptação para as crianças

Rede municipal inicia ano letivo com período de adaptação para as crianças

FIQUE ATUALIZADO

Siga nosso canal do WhatsApp, ative o "sininho" e receba informações em tempo real ( clique aqui)

Alunos terão horário reduzido nos primeiros dias de aula.

A rede municipal de ensino de Rio Claro inicia o ano letivo de 2019 nesta quarta-feira, dia 6 de fevereiro, após período de férias. Nessa data, cerca de 20 mil alunos retornam às aulas nas 63 unidades de ensino do município, incluindo creches, escolas e projetos. Professores e funcionários das escolas municipais iniciaram atividades na sexta-feira (1°) com a aula inaugural que discutiu os projetos realizados no ano passado, além de planos e metas para este ano.

As escolas terão tempo de adaptação para os novos alunos e também para quem vai retomar as atividades escolares. “Os pais e responsáveis devem ficar atentos para que o retorno às aulas seja um momento tranqüilo de rever amigos e retomar os estudos”, observa o secretário municipal da Educação, Adriano Moreira.

Os alunos do ensino fundamental terão horário reduzido na quarta-feira (6). As escolas vão funcionar das 7 às 9 horas no período da manhã e das 13 às 15 horas no período da tarde. A partir de quinta-feira (7), o funcionamento será em horário normal. O mesmo vale para as crianças atendidas pelos projetos. Nas escolas “Rubens Foot Guimarães” (Agrícola) e Dennizard França Machado, o horário de adaptação na quarta-feira será das 7h30 às 9h30.

Na educação infantil (creche e pré-escola) haverá três dias de adaptação, com duas horas de aula em cada um. Na quarta e quinta-feira as crianças atendidas em período integral terão aulas das 7 às 9 horas ou das 7h30 às 9h30. Nesses dois dias os alunos deverão estar acompanhados dos pais ou responsável. Na sexta-feira (8), o horário será o mesmo, mas sem a presença de acompanhantes. A partir de segunda-feira (11) o horário será normal. “É importante restabelecer a rotina para que a criança comece o ano adaptada e sinta-se segura e confortável na escola”, comenta Osmar Garcia, diretor do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal da Educação.

As crianças atendidas pelo Projeto Recriando também terão período de adaptação. Na quarta e na quinta-feira, o atendimento será das 7h30 às 9h30 e das 13 às 15 horas, com a presença dos responsáveis. Na sexta-feira (8), as aulas ocorrerão das 7h30 às 9h30 e das 13 às 15 horas, sem acompanhamento dos responsáveis. No Programa de Educação Integral, horário especial na quarta-feira (6), das 7 às 9 horas e das 13 às 15 horas, e normal a partir de quinta-feira (7).

Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) retornam às aulas na terça-feira (5), das 19 às 21 horas. A partir de quarta-feira (6) o horário será normal, com exceção das salas descentralizadas da Escola Municipal Marcelo Schmidt onde as aulas começarão na quarta-feira, das 7 às 9 horas, voltando ao horário normal a partir de quinta-feira (7).

RELACIONADOS

CATEGORIAS

últimas notícias