O Ministério da Educação divulgou, na manhã desta segunda-feira (13), os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Os candidatos podem acessar suas notas de forma individual por meio da Página do Participante, utilizando o login do Gov.br, com CPF e senha.
As provas foram realizadas nos dias 3 e 10 de novembro do ano passado e, até o momento, o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tem apresentado instabilidade devido ao grande número de acessos.
De acordo com o Inep, cerca de 4,3 milhões de pessoas se inscreveram para realizar o exame em todo o Brasil.
O Enem é um dos principais instrumentos de avaliação da educação básica no país. Nas mais de duas décadas de existência, tornou-se a principal ferramenta de ingresso para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Além das instituições públicas e privadas brasileiras, o Enem também é aceito por universidades portuguesas que têm convênio com o Inep. Os acordos facilitam o acesso dos estudantes brasileiros ao ensino superior em Portugal.
Os resultados individuais são utilizados tanto como critério de seleção para vagas quanto para o acesso a benefícios governamentais, ampliando as oportunidades de ingresso no ensino superior e de acesso a programas de financiamento estudantil.