terça-feira, 16 setembro, 2025
InícioEducaçãoRio Claro entra no mapa das melhores práticas em educação integral do...

Rio Claro entra no mapa das melhores práticas em educação integral do Brasil

FIQUE ATUALIZADO

📲 Siga nosso canal do WhatsApp, ative o "sininho" e receba informações em tempo real 📲( clique aqui)

Escolas trabalharam com questões étnico-raciais e dos povos originários

Experiências e projetos pedagógicos de duas escolas municipais de Rio Claro foram selecionados pelo Ministério da Educação entre os 127 melhores do Brasil. No total, 893 escolas foram avaliadas. O foco do governo federal foram as experiências inspiradoras de gestão e projetos pedagógicos de educação integral, em duas categorias: Mapas de Experiências e Mostra Nacional dos Trabalhos em Educação Integral.

A Escola Municipal de Educação Infantil Samira Assêncio Savoldi e a Escola de Ensino Fundamental Jardim das Palmeiras (Caic) tiveram suas experiências selecionadas no eixo currículo integrado e práticas pedagógicas, com o projeto “A diversidade que nos une”, que evidenciou duas práticas desenvolvidas pelas professoras Geni Alcaraz Gamis e Karina Scatolin, que trabalharam com questões étnico-raciais e dos povos originários. Os alunos puderam participar de ricas vivências e experiências envolvendo os territórios nos quais as escolas estão inseridas.

“Esse destaque para Rio Claro comprava, uma vez mais, que temos um nível de ensino de muita qualidade, com profissionais qualificados para ensinar nossas crianças e jovens”, afirma o prefeito Gustavo.

As experiências selecionadas serão compartilhadas no Mapa de Experiências e no Mostra Nacional. O mapa interativo será publicado no primeiro semestre de 2026 e tem como finalidade mostrar as experiências inscritas no edital. Desta forma, Rio Claro será identificada no mapa nacional como referência de boas práticas na educação integral em tempo integral.

A Mostra Nacional de Práticas Inspiradoras de Gestão e de Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral será realizada nos próximos dias 1 e 2 de outubro, na Universidade Federal de Belo Horizonte. As professoras rio-clarenses poderão compartilhar suas práticas e desafios com os demais estados e municípios de todo Brasil.

Segundo as coordenadoras do Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico (CAP) da Secretaria Municipal da Educação, Tagiane Beteghelli e Noele Alves, as experiências desenvolvidas pelas professoras romperam com a fragmentação do conhecimento e buscaram transformar a cultura escolar em uma educação plural, participativa e integrada à realidade do território e dos educandos, o que é um dos pressupostos da educação integral em tempo integral.

A secretária municipal da Educação, Valéria Velis, ressalta que inclusão dos projetos de Rio Claro entre os destaques do País é fruto do compromisso das escolas, das equipes gestoras e professoras com a educação pública municipal. “Toda a comunidade escolar está de parabéns”.

RELACIONADOS

CATEGORIAS

últimas notícias