Simpósio é aberto a educadores das redes pública e privada e será realizado de 23 a 25 de julho
A Secretaria Municipal da Educação de Rio Claro recebe até a próxima sexta-feira, 18, inscrições para o 30º Simpósio Rio-clarense de Educação, que será realizado nos dias 23, 24 e 25 deste mês. O tema é “Escola em ação: cenários e atores que movem a educação”.
Não há cobrança de taxa de inscrição e os participantes receberão certificado de participação de 30 horas. Mais informações sobre as inscrições podem ser conseguidas pelo telefone 3522-1950. Também é possível fazer inscrição pelo endereço eletrônico https://forms.gle/ig4Lus4ZQTaKj6Xm7 .
O simpósio será aberto no dia 23, uma quarta-feira, às 13h30, com palestra online de Francesco Tonucci, psicopedagogo e pesquisador do Instituto de Ciências e Tecnologias da Cognição do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália. Tolucci falará sobre o protagonismo de meninos e meninas para uma nova escola.
Na tarde do dia 25 será realizado o encerramento com palestra online de Bruna Garrosino, educadora parental e especialista em telas digitais, pós-graduada em independências tecnológicas pela Universidade de Caxias do Sul.
Nos dias 24 e 25, as atividades serão presenciais em três locais, às 9 e às 14h no dia 24 e, no dia 25, às 9h.
No dia 24, no Centro Cultural, as palestras serão com Aline Costa e Carla Vilaronga abordando o tema “Educação para todos: a importância das adaptações curriculares”. Na Unesp, Daniel Romão e Tatiana Fernandes falarão sobre “Alfabetização e letramento: perspectivas, desafios e possibilidades”. No Claretiano, a palestra terá o tema “Por uma educação para as relações étnico-raciais”, com Claudiana Baré e Ayodele Floriano Silva.
No dia 25, no Centro Cultural, Gabriela Figueiredo e José Ângelo Varela farão reflexões sobre dificuldades de aprendizagem no cotidiano escolar. Na Unesp, Cláudia Scotuzzi e Joyce Mary Adam abordarão o tema “Relações na escola: diálogos e desafios na construção de uma escola democrática”. No Claretiano, Thalita Faria, Flávia da Silva e Laura Murari abordarão o tema “A revelação espontânea e o papel da escola no sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente, vítimas ou testemunhas de violência”.