quarta-feira, agosto 13, 2025
InícioEsporteBrasil goleia Canadá na estreia do mundial de futebol para paralisados cerebrais

Brasil goleia Canadá na estreia do mundial de futebol para paralisados cerebrais

FIQUE ATUALIZADO

📲 Siga nosso canal do WhatsApp, ative o "sininho" e receba informações em tempo real 📲( clique aqui)

A seleção brasileira de futebol para paralisados cerebrais (PC) iniciou sua campanha no Campeonato Mundial com uma vitória convincente. Neste domingo (10), o Brasil derrotou o Canadá por 4 a 0, em partida válida pelo Grupo B da competição, realizada em Salou, na Espanha. Os gols da seleção foram marcados por Evandro de Oliveira (duas vezes), Dudu Felipe e Heitor Luiz.

O próximo desafio dos brasileiros será nesta terça-feira (12), quando enfrentam a Inglaterra às 11h (horário de Brasília). Na quinta-feira (14), a equipe encerra a fase de grupos contra o Japão, às 8h30. Os dois primeiros colocados do grupo avançam para as quartas de final. As partidas do torneio estão sendo transmitidas ao vivo pelo canal da Federação Internacional de Futebol de Paralisados Cerebrais (IFCPF) no YouTube.

Atual vice-líder do ranking mundial, o Brasil busca seu primeiro título na modalidade. A seleção foi vice-campeã em 2003 e 2013, e conquistou o bronze na última edição, realizada também em Salou, em 2022. A Ucrânia é a atual campeã do mundial.

Sobre o Futebol para Paralisados Cerebrais (PC)

O futebol PC é adaptado para atletas com diferentes graus de comprometimento físico-motor, que são classificados nas categorias FT1, FT2 e FT3 (sendo FT1 o nível com maior comprometimento). Cada equipe deve ter pelo menos um jogador da classe FT1 entre os titulares, enquanto apenas um atleta da classe FT3 é permitido em campo por vez.

As partidas são disputadas com sete jogadores de cada lado, em dois tempos de 30 minutos. As dimensões do campo e das balizas são menores do que no futebol convencional, com medidas de 70 metros por 50 metros e gols de dois metros de altura por cinco de largura. A modalidade também elimina a regra de impedimento e permite que a cobrança de lateral seja feita com apenas uma mão.

RELACIONADOS

CATEGORIAS

últimas notícias