A vitória do Flamengo sobre o Palmeiras na final da Copa Libertadores da América, neste sábado (29), em Lima, no Peru, colocou o Brasil novamente no topo do ranking de países com mais títulos da competição, ao lado da Argentina. Com o tetracampeonato rubro-negro, os dois países passaram a somar 25 conquistas cada no principal torneio interclubes da América do Sul.
Com o resultado, o Brasil voltou a dividir a liderança do ranking após 61 anos. A última vez que o país havia alcançado o topo foi em 1963, quando o Santos conquistou seu segundo título continental e igualou o Uruguai, então bicampeão com o Peñarol. Nos anos seguintes, a Argentina assumiu a dianteira, após títulos do Independiente e de outros clubes do país.
Em 1966, o Peñarol voltou a assumir a liderança de forma isolada ao conquistar o tricampeonato, mas o domínio uruguaio durou pouco. A partir de 1967, a Argentina retomou o controle do ranking e manteve a liderança por mais de cinco décadas.
Nos últimos anos, a diferença histórica foi sendo reduzida. Desde 2019, apenas clubes brasileiros venceram a Libertadores, totalizando sete títulos consecutivos, o que representa o maior domínio em sequência na história do torneio.
Apesar da igualdade entre os países, os clubes com mais títulos ainda são argentinos. O Independiente lidera com sete conquistas, seguido por Boca Juniors com seis. O Peñarol aparece na sequência com cinco títulos. River Plate, Estudiantes e agora o Flamengo dividem o quarto lugar com quatro taças.
O Brasil também lidera em número de clubes campeões, com 12 equipes diferentes que já venceram a Libertadores. Na Argentina, são oito campeões distintos. Peru, Bolívia e Venezuela nunca tiveram um clube campeão da competição, sendo que apenas o Peru chegou a finais, em 1972 e 1997.
Entre as cidades, Buenos Aires é a mais vencedora da história da Libertadores, com 13 títulos somados por seus clubes. Avellaneda aparece em segundo lugar, com oito. Com o tetracampeonato do Flamengo, o Rio de Janeiro chegou a sete conquistas e empatou com São Paulo. Fluminense, Vasco e Botafogo somam um título cada.


