A nona rodada do Campeonato Brasileiro foi marcada por quatro clássicos neste domingo (18), com destaque para as vitórias de Corinthians e Bahia nos confrontos regionais disputados à tarde.
Em São Paulo, o Corinthians venceu o Santos por 1 a 0 na Neo Química Arena, com gol do atacante Yuri Alberto, ex-jogador do Peixe. O lance aconteceu aos 20 minutos do segundo tempo, quando o volante José Martínez cruzou para a área e Yuri cabeceou. Embora o goleiro Gabriel Brazão tenha feito a defesa, o VAR confirmou que a bola ultrapassou a linha. A situação santista ficou ainda mais complicada aos 34 minutos, quando o lateral Gonzalo Escobar foi expulso após receber o segundo cartão amarelo por reclamação.
Com o resultado, o Timão chegou aos 13 pontos, mantendo-se na parte intermediária da tabela. Já o Santos, com apenas cinco pontos e seis derrotas em nove jogos, segue na penúltima colocação (19º lugar).
Em Salvador, o clássico Ba-Vi número 503 terminou com vitória do Bahia por 2 a 1 sobre o Vitória na Arena Fonte Nova, mesmo após o Tricolor perder Jean Lucas logo aos quatro minutos do primeiro tempo, expulso por acertar um soco nas costas do volante Baralhas. Mesmo com um jogador a menos, o Bahia abriu o placar aos 22 minutos com Erick Pulga, que completou de cabeça um lançamento de Caio Alexandre.
No segundo tempo, Oswaldo empatou para o Vitória aos oito minutos em cobrança de falta, mas Michel Araújo recolocou o Bahia na frente aos 20 minutos. O Vitória também ficou com dez jogadores aos 25 minutos, quando Pepê foi expulso.
Com a vitória, o Bahia chegou aos 15 pontos, mesma pontuação do Ceará, e aguarda os demais resultados para saber se permanecerá no G6. O Vitória, com nove pontos, é o primeiro time fora da zona de rebaixamento, escapando do Z4 apenas pelo saldo de gols.
Em Caxias do Sul (RS), Juventude e Fluminense empataram por 1 a 1 no Estádio Alfredo Jaconi. Emerson Batalla marcou para os gaúchos, enquanto Hércules igualou para os cariocas. O resultado manteve o Juventude na 18ª posição, com oito pontos, dentro da zona de rebaixamento. O Fluminense, com 14 pontos, foi ultrapassado pelo Bahia e saiu do G6.
A rodada ainda terá mais dois clássicos neste domingo: Flamengo x Botafogo, às 18h30, no Maracanã, e Cruzeiro x Atlético-MG, às 20h30, no Mineirão.
No sábado (17), o Vasco venceu o Fortaleza por 3 a 0 em São Januário, na estreia do técnico Fernando Diniz, com dois gols de Pablo Vegetti e um de Nuno Moreira. O São Paulo derrotou o Grêmio de virada por 2 a 1 no Morumbi, com gols de Robert Arboleda e André Silva, após Alexander Aravena abrir o placar para os gaúchos.
Com esses resultados, o Vasco saiu da zona de rebaixamento, chegando aos 10 pontos, mesma pontuação do Fortaleza. O São Paulo foi aos 12 pontos, enquanto o Grêmio, com nove, entrou no Z4.