Fintech chega para patrocinar, realizar a gestão de despesas e desenvolver a marca do tradicional clube brasileiro
A Conta Simples, maior plataforma B2B de gestão de despesas do Brasil, investe R$ 1,2 milhão e se torna o patrocinador master e assume a gestão financeira do Rio Claro Basquete, marcando o retorno do clube à NBB após dois anos fora do campeonato por dificuldades financeiras. O time é um dos mais tradicionais da categoria no Brasil, somando vários títulos nacionais e estaduais nas últimas décadas. No entanto, estava afastado das quadras desde 2023. É justamente o foco em solucionar essa questão que permitiu o seu retorno à liga NBB e a nova parceria com a fintech.
Agora, a equipe passa a se chamar Conta Simples Rio Claroe conta com a empresa para fazer a sua gestão financeira, a primeira fintech com foco em B2B a patrocinar um time da NBB. Terá participação ativa no conselho do clube e envolvimento direto em decisões estratégicas ao lado da ABCD Bandeirantes, associação que geriu o Rio Claro até então e segue na administração. Esse movimento também é apoiado por outros investidores.
Segundo o CEO e cofundador da Conta Simples, Rodrigo Tognini, a fintech assume o papel de “CFO do time”, trazendo ferramentas digitais e práticas corporativas avançadas para a gestão esportiva. “Mais do que patrocinar, queremos ajudar a escrever um novo capítulo do esporte brasileiro. Isso passa por metas como assegurar previsibilidade de fluxo de caixa, estruturar um planejamento orçamentário eficiente e otimizar investimentos em atletas e infraestrutura”, diz.
O presidente do ABCD Bandeirantes, Marcelo Tamião, reforça a importância desse profissionalismo na gestão financeira: “A administração do Rio Claro sempre foi composta por pessoas responsáveis, mas também tinha muitos desafios de organização e planejamento. Vimos que precisávamos olhar para as finanças do clube de outro jeito para crescer de forma sustentável. É com essa mentalidade que retornamos à elite do basquete nacional”, complementa.
A missão da Conta Simples é também impulsionar o crescimento sustentável do clube, criando condições para atrair novos patrocinadores e parceiros. “O clube se torna ainda mais atraente para marcas que buscam associar sua imagem a um projeto sólido, com transparência, credibilidade e forte conexão emocional com o público”, reforça Tognini.
Ainda vale destacar que a chegada da Conta Simples traz diversas outras novidades, como o naming rights do time, redefinindo seu logo e um terceiro uniforme em preto e detalhes verdes – cores tradicionais da fintech. Além disso, teremos ativações durante os jogos (desafios com torcedores, mascote entregando brindes, música e dança nos intervalos, etc.) e um setor exclusivo de relacionamento em camarotes e cadeiras especiais.
“Rio Claro é a cidade do basquete, o que nos motivou a reconstruir a marca para ressaltar essa identidade e aproximar todos os envolvidos no ecossistema do time”, pontua Tognini. “Esse é o início de uma nova história, que traz oportunidades incríveis para torcedores, atletas e patrocinadores”, completa.
CEO, ex-jogador e apaixonado por basquete
O impacto dessa movimentação ganha um sabor ainda mais especial pela presença de um personagem específico: o próprio Tognini. Criado na cidade de Rio Claro (SP), o CEO da Conta Simples já foi jogador de basquete e atuou por mais de 7 anos pelas equipes de base de Rio Claro, além de ter passagens pela seleção brasileira juvenil.
Dos 12 aos 18 anos, ele mergulhou em treinos e partidas que depois acabaram levando-o para o caminho do empreendedorismo. De acordo com o empresário, o esporte foi um dos grandes responsáveis pelo sucesso na função executiva e trouxe ensinamentos valiosos para o cargo que ocupa hoje. Por exemplo, a famosa “Mamba Mentality”, filosofia de Kobe Bryant, ex-jogador da NBA falecido em um acidente de helicóptero em 2020, segue como uma inspiração para o brasileiro.
“Kobe não só traduziu muito do que é preciso para ser um atleta de alta performance, mas também do que qualquer um precisa para se destacar na vida”, explica Tognini. “Características como dedicação, ética, clareza de propósito e disciplina podem fazer as pessoas chegarem mais longe e, definitivamente, foram essenciais para eu estar onde estou hoje. Por isso, considero essa parceria com o Rio Claro uma carta de gratidão e algo que vai além de um contrato: é a conexão de paixão e negócios”, completa.
Impacto no mercado esportivo
Outro ponto importante com a formação do Conta Simples Rio Claro é a tendência de mudança na gestão de clubes brasileiros. Orçamentos limitados, falta de transparência, alta dependência de patrocinadores pontuais e ausência de processos profissionais são barreiras históricas em times nacionais, mas a modernização administrativa e a inovação já se manifestam como sinais de uma transformação no setor.
Especialmente no futebol brasileiro, há alguns exemplos claros. É o caso do Red Bull Bragantino, que se tornou um clube-empresa ao se unir com a multinacional de bebidas energéticas e conseguiu aumentar o faturamento, realizar novos investimentos, elevar o valor de marca e ser um time mais competitivo na Série A do Brasileirão. Ou ainda é possível citar o Mirassol, surpresa da edição de 2025 do mesmo campeonato, que trouxe empresários para dentro de casa para ajudar no controle e organização de gastos.
“Ressaltar para o mercado esportivo que a iniciativa privada pode contribuir para solucionar dores antigas é uma das nossas prioridades no movimento Conta Simples Rio Claro”, enfatiza Tognini. “É importante que as pessoas enxerguem o esporte como um negócio. Queremos manter o time estável na liga, inspirar outros clubes a profissionalizar a gestão e provar que ela vence o jogo — dentro e fora das quadras”, conclui.