segunda-feira, 27 outubro, 2025
InícioEsporteHenrique Marques conquista segundo ouro do Brasil no Mundial de Taekwondo

Henrique Marques conquista segundo ouro do Brasil no Mundial de Taekwondo

FIQUE ATUALIZADO

📲 Siga nosso canal do WhatsApp, ative o "sininho" e receba informações em tempo real 📲( clique aqui)

O fluminense Henrique Marques fez história nesta segunda-feira (27) ao conquistar o título mundial na categoria até 80 quilos, durante o Campeonato Mundial de Taekwondo, realizado em Wuxi, na China. Ele se tornou o primeiro homem brasileiro a alcançar o lugar mais alto do pódio e o terceiro atleta do país a vencer a competição — sendo o segundo ouro brasileiro nesta edição.

Atualmente em quinto lugar no ranking mundial, Henrique, de 21 anos, superou o chinês Qizhang Xiang na final. Antes, venceu Kelvin Calderón Martinez (Cuba), Faysal Sawadogo (Burkina Faso), CJ Nickolas (Estados Unidos) e Artem Mytarev (atleta neutro da Rússia).

A vitória marca uma reviravolta na carreira do atleta, que enfrentou dois anos desafiadores. Em 2023, descobriu uma arritmia cardíaca e precisou passar por cirurgia; em 2024, perdeu o pai, Ari Fernandes. Nascido em Itaboraí (RJ), Henrique iniciou no taekwondo em um projeto social no bairro de Porto de Caixas e chegou às quartas de final na Olimpíada de Paris.

Outras brasileiras também competiram nesta segunda. Júlia Nazário (até 46 kg) e Raiany Fidelis (acima de 73 kg) venceram suas estreias, mas foram eliminadas na segunda rodada. Júlia superou Madina Shoniyozova (Uzbequistão) e perdeu para Dzejla Makas (Bósnia e Herzegovina). Raiany venceu Noor Nazar Mohammed (Catar) e foi superada por Tania Etcheverria (Espanha).

Na última sexta-feira (24), a paulista Maria Clara Pacheco havia conquistado o primeiro ouro do país nesta edição, na categoria até 57 kg — repetindo o feito de Natália Falavigna, campeã mundial em 2005.

O Brasil segue com mais chances de medalha nesta terça-feira (28), com João Victor Souza Diniz (até 68 kg) e Milena Titoneli (até 67 kg), que já possui um bronze conquistado em 2019, em Manchester (Inglaterra).

RELACIONADOS

CATEGORIAS

últimas notícias