Número 1 do tênis brasileiro, o carioca João Fonseca anunciou a desistência do ATP 250 de Brisbane, na Austrália, que marcaria sua estreia oficial na temporada 2026. A retirada do torneio ocorreu em razão de uma lesão na região lombar, conforme comunicado divulgado pela Associação de Tenistas Profissionais (ATP).
Atual 24º colocado no ranking mundial, João Fonseca enfrentaria o norte-americano Reilly Opelka na primeira rodada do torneio, em partida prevista para a madrugada de segunda-feira (5). O ATP de Brisbane é um dos principais eventos preparatórios para o Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam da temporada.
Esta não é a primeira vez que o brasileiro lida com problemas físicos na região lombar. Há pouco mais de dois meses, João encerrou de forma antecipada sua temporada de 2025 após ser diagnosticado com lombalgia, o que o levou a desistir do ATP 250 de Atenas, na Grécia, que seria seu último compromisso oficial naquele ano.
Apesar disso, o tenista havia sinalizado recuperação ao participar, no dia 8 de dezembro, de uma partida de exibição contra o espanhol Carlos Alcaraz, atual número 1 do mundo, que venceu o confronto por 2 sets a 1.
Com a desistência em Brisbane, João Fonseca deve sofrer queda no ranking da ATP, já que defendia 125 pontos no torneio australiano — mesma pontuação conquistada com o título do Challenger de Canberra, seu primeiro troféu da temporada passada.
Agenda de competições
Mesmo fora de Brisbane, o brasileiro mantém uma agenda extensa para o início do ano, desde que esteja plenamente recuperado da lesão. Os próximos torneios previstos são:
12 de janeiro – ATP 250 de Adelaide (Austrália)
18 de janeiro – Aberto da Austrália
6 de fevereiro – Copa Davis, com a seleção brasileira, no Canadá
9 de fevereiro – ATP 250 de Buenos Aires (Argentina)
16 de fevereiro – ATP 500 do Rio de Janeiro
4 de março – Masters 1000 de Indian Wells (Estados Unidos)
18 de março – Masters 1000 de Miami (Estados Unidos)
A participação do atleta nos próximos compromissos dependerá da evolução do quadro clínico e da liberação da equipe médica.



