Palmeiras e Flamengo disputam neste sábado (29) a final da Copa Libertadores da América, em confronto que definirá o primeiro clube brasileiro tetracampeão da principal competição sul-americana de clubes.
A decisão será às 18h (horário de Brasília), no Estádio Monumental U, em Lima, no Peru. A final terá transmissão ao vivo pela Rádio Nacional, a partir das 17h30.
Desde 2011, quando o São Paulo foi alcançado pelo Santos em número de títulos, o futebol brasileiro passou a ter cinco clubes com três Libertadores: São Paulo, Santos, Grêmio, Palmeiras e Flamengo. A partir desta final, apenas um deles passará a ocupar isoladamente o posto de maior vencedor do país no torneio.
Reedição da final de 2021
As equipes voltam a se enfrentar em uma final continental quatro anos após a decisão de 2021, vencida pelo Palmeiras por 2 a 1, em Montevidéu. Na ocasião, Raphael Veiga abriu o placar para o Verdão, Gabriel Barbosa empatou para o Flamengo e Deyverson marcou o gol do título na prorrogação.
Entre os jogadores que estiveram naquela final e continuam nos elencos estão, pelo Palmeiras, Raphael Veiga, Gustavo Gómez e Joaquín Piquerez. Pelo lado flamenguista, seguem Arrascaeta, Bruno Henrique e Michael.
Situação no Brasileirão
As duas equipes também protagonizam a reta final do Campeonato Brasileiro. A duas rodadas do término da competição, o Flamengo lidera com 75 pontos, cinco a mais que o Palmeiras. Na última rodada, o Verdão foi derrotado pelo Grêmio por 3 a 2, enquanto o Rubro-Negro empatou em 1 a 1.
Possíveis marcas históricas
O técnico Abel Ferreira pode alcançar marcas expressivas em caso de título palmeirense, tornando-se o treinador com mais títulos na história do clube e conquistando sua terceira Libertadores.
Pelo Flamengo, o destaque é o meia uruguaio Giorgian de Arrascaeta, que vive temporada de alto rendimento e pode ampliar sua galeria de títulos pelo clube.
Prováveis escalações
O Palmeiras deve iniciar com:
Carlos Miguel; Khellven, Gustavo Gómez, Murilo e Joaquín Piquerez; Bruno Fuchs, Andreas Pereira, Raphael Veiga e Allan; Flaco López e Vitor Roque.
O Flamengo deve ir a campo com:
Agustín Rossi; Guillermo Varela, Danilo, Léo Pereira e Alex Sandro; Jorginho, Erick Pulgar e Giorgian de Arrascaeta; Everton Cebolinha, Jorge Carrascal e Bruno Henrique.
Desfalques e dúvidas serão definidos até momentos antes da partida.


