quarta-feira, junho 25, 2025
InícioEsporteSeleção feminina de handebol de Cuba participa de torneio em Rio Claro

Seleção feminina de handebol de Cuba participa de torneio em Rio Claro

FIQUE ATUALIZADO

Siga nosso canal do WhatsApp, ative o "sininho" e receba informações em tempo real ( clique aqui)

Competição será realizada de 29 de junho a 3 de julho.

A partir desta quinta-feira (28) a seleção cubana feminina de handebol estará em Rio Claro para participar de jogos pelo Torneio Internacional 10 anos da Liga de Handebol do Estado de São Paulo (LHES). A delegação é composta por 16 atletas e quatro integrantes da comissão técnica. Além das atletas de Cuba, a competição contará com equipes das cidades de Bauru, Tietê e Sorocaba. Os jogos acontecem até a próxima terça-feira, 3 de julho.

A vinda da delegação de Cuba à Rio Claro foi viabilizada através de parceria com a Liga de Handebol do Estado de São Paulo (LHESP) e do Instituto Crescer no Esporte, cuja equipe de handebol tem se destacado em competições locais e estaduais. E os atletas contam com apoio da prefeitura municipal por meio da Secretaria dos Esportes e Turismo (Setur).

O coordenador do Instituto Crescer no Esporte, Alexandre Conttato Colagrai, explica que freqüentemente a liga proporciona cursos com importantes personalidades do handebol. Em 2017 quem esteve em Rio Claro para ministrar o curso foi o técnico da seleção cubana masculina, que conheceu o projeto Crescer no Esporte. E foi por meio deste que, neste ano, Rio Claro recebe a equipe cubana feminina para o torneio.

“O projeto social Crescer no Esporte existe há 13 anos e temos uma trajetória muito marcante. Desde o ano passado contamos com o importante apoio do secretário Ronald Penteado, o que possibilitou voltarmos a participar de competições estaduais e obtivemos ótimos resultados nos Jogos Regionais e Abertos de 2017. Foi algo que deixou o handebol de Rio Claro em destaque. E agora esse contato com uma seleção internacional será enriquecedor para nossos alunos”, destaca Colagrai.

O titular da Setur, Ronald Penteado, avalia que receber a seleção cubana feminina é fruto de um trabalho desenvolvido com seriedade. “É um trabalho que atinge muitas famílias e que reflete de forma positiva. Agora a vinda de uma seleção internacional é mais uma oportunidade de conhecimento e crescimento para todos os envolvidos”, observa.

A programação da Seleção de Handebol Feminino de Cuba começa com treino nesta quinta-feira (28), a partir das 14h30, no Ginásio da Lagoa Seca do Cervezão. Na sexta-feira (29) pela manhã acontece visita social no Panorama e a partir das 14 horas ocorre treino no Ginásio do Sesi.

As competições pelo torneio têm início às 18h15 de sexta-feira (29), no Ginásio do Sesi, com jogo entre Sorocaba e Bauru. Às 20h15 será a vez de Cuba e Tietê. Na manhã de sábado (30) a equipe treina na academia do Sesi. Às 14 horas acontece jogo entre Bauru e Tietê e, às 16 horas, Cuba enfrenta a equipe de Sorocaba. Às 10 horas de domingo (1º) tem novo jogo entre Tietê e Sorocaba e, às 12 horas, Cuba e Bauru.

Além do torneio a seleção cubana feminina realiza alguns jogos amistosos no Ginásio da Lagoa Seca do Cervezão. Na segunda-feira (2) o amistoso será às 19 horas entre Cuba e Franca. Na terça (3), às 19 horas, a equipe enfrenta Indaiatuba. Antes, porém, a partir das 10 horas, as atletas cubanas estarão treinando na academia da Setur. Os amistosos fazem parte da preparação da equipe cubana para os Jogos Americanos e Caribe, que acontecem no final de julho, na Colômbia.

RELACIONADOS

CATEGORIAS

últimas notícias