segunda-feira, 24 novembro, 2025
InícioGeralA volta da Gurgel: novo filme revive a fábrica que marcou Rio...

A volta da Gurgel: novo filme revive a fábrica que marcou Rio Claro

FIQUE ATUALIZADO

📲 Siga nosso canal do WhatsApp, ative o "sininho" e receba informações em tempo real 📲( clique aqui)

O documentário de longa-metragem “Gurgel e o Sonho da Cidade Azul”, com 113 minutos de duração, apresenta a trajetória da fábrica de automóveis Gurgel e sua conexão com Rio Claro (SP). A produção reúne depoimentos de ex-funcionários, pesquisadores, colecionadores e figuras públicas para reconstituir o projeto idealizado pelo fundador João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, que buscava desenvolver um carro nacional.

Dirigido pelo cineasta Iberê Santos, o filme narra a reconstrução dessa história a partir de arquivos inéditos e entrevistas coletadas ao longo de 2024. Santos passou a infância e adolescência em Rio Claro antes de se mudar para São Paulo em 1999 para cursar Cinema na FAAP. A ideia de produzir um documentário sobre a Gurgel surgiu ainda no período acadêmico, mas foi retomada apenas durante o período de isolamento da pandemia.

O diretor retornou à cidade com a família para aprofundar a pesquisa e localizar personagens que acompanharam diretamente o funcionamento da fábrica. O trabalho resultou em um resgate da relação entre a empresa, a comunidade local e o desenvolvimento dos veículos idealizados por João Gurgel.

A produção utilizou tecnologia de Inteligência Artificial para restaurar fotos, vídeos e registros históricos. As ferramentas permitiram recuperar materiais de diferentes acervos e melhorar a qualidade de imagens consideradas essenciais para contextualizar a atuação da fábrica.

O projeto foi viabilizado por meio de diferentes mecanismos de incentivo. A produção contou com recursos obtidos por leis de fomento cultural — Lei Paulo Gustavo, Lei de Incentivo à Cultura de Rio Claro e Lei Rouanet — além de patrocínio direto da Owens Corning, empresa fornecedora de fibra de vidro que integrou a cadeia produtiva da Gurgel.

Filmado ao longo de 2024, o documentário contou com apoio logístico do portal Grupo Rio Claro-SP durante as gravações na cidade. A equipe envolvida reuniu profissionais de pesquisa, fotografia, som direto, produção, montagem e restauração de imagem e áudio.

O filme apresenta entrevistas de ex-prefeitos, ex-funcionários, engenheiros, pesquisadores e representantes da família Gurgel, além de registros de arquivo envolvendo figuras públicas como Itamar Franco e Henrique Hargreaves. O conteúdo também incorpora trechos históricos de acervos de emissoras de televisão, órgãos públicos e coleções particulares.

Após a finalização, “Gurgel e o Sonho da Cidade Azul” terá sessões de lançamento em Rio Claro e São Paulo. Em seguida, inicia circulação em festivais de cinema nacionais e internacionais, etapa considerada fundamental para negociar distribuição comercial e alcançar um público mais amplo.

RELACIONADOS

CATEGORIAS

últimas notícias