Em parceria com a Oji Papeis, CATI e Prefeitura de Rio Claro, plantio celebrativo será realizado dia 29 de novembro em nascentes do Ribeirão Claro
A proteção dos biomas e das nascentes tem sido pauta fundamental da COP30 para a sustentabilidade hídrica no Brasil e no mundo. Neste cenário, a restauração da vegetação nativa são ações fundamentais para garantir água em quantidade e qualidade para as próximas gerações. Com esse propósito, será realizado no dia 29 de novembro às 9h na Fazenda Água Branca, um plantio celebrativo de início do Projeto Nascentes Rio Claro, no município de Rio Claro (SP).
A iniciativa da Agência das Bacias PCJ reúne produtores rurais, poder público, iniciativa privada sob planejamento dos Comitês PCJ, com o objetivo de fortalecer práticas sustentáveis de uso do solo e promover a recuperação de áreas estratégicas para o abastecimento público.
“A restauração florestal é uma das ações mais efetivas para garantir água no futuro. Ao apoiar projetos como o Nascentes Rio Claro, a Agência das Bacias PCJ reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e com a proteção dos mananciais que abastecem milhões de pessoas na região”, destacou Sergio Razera, diretor-presidente da Agência das Bacias PCJ.
Ao todo, o Projeto Nascentes Rio Claro contempla 129 propriedades em três microbacias, com investimento superior a R$ 1,1 milhão e abrangência de mais de 3,1 mil hectares. Nesta primeira etapa, as ações se concentram na microbacia do Ribeirão Claro, que inclui 36 propriedades rurais, totalizando 1.383,26 hectares.
O início das atividades de plantio de mudas nativas nesta etapa conta com o apoio da empresa Oji Papéis e prevê o plantio de 6 mil mudas, de um total de 140 mil previstas para a microbacia do Ribeirão Claro — o equivalente a cerca de 67 campos de futebol. Para a Oji Papéis, apoiar a restauração ecológica na Microbacia do Ribeirão Claro é mais do que uma iniciativa ambiental, é a continuidade de um compromisso que assumimos com Piracicaba e com as futuras gerações. Somos uma indústria instalada às margens do Rio Piracicaba e conhecemos profundamente a responsabilidade que isso nos traz. Por isso, projetos como este têm tanto significado para nós: eles reforçam nossos valores, nossa dedicação à sustentabilidade e o respeito às comunidades onde atuamos. Acreditamos que somente a união entre empresas, instituições públicas, organizações da sociedade e produtores rurais pode gerar impacto real e duradouro. Estamos aqui para somar, preservar e construir um futuro mais seguro, equilibrado e sustentável para toda a região”, ressaltou Agostinho Monsserroco, Presidente da Oji Papéis.
Também com apoio da Prefeitura de Rio Claro e da Diretoria de Assistência Técnica Integral – CATI, do governo do Estado de São Paulo, o projeto integra um conjunto de ações voltadas à preservação e conservação dos mananciais do Ribeirão Claro — responsável por cerca de 40% do abastecimento público de Rio Claro e principal afluente do Rio Corumbataí. Este, por sua vez, é essencial para o sistema hídrico regional, garantindo aproximadamente 80% da água consumida em Piracicaba. A sub-bacia do Corumbataí, com 1.710 km², desempenha papel estratégico dentro da Bacia do Rio Piracicaba, área de grande relevância socioeconômica e ambiental.
O prefeito de Rio Claro Gustavo Ramos Perissinotto agradeceu o investimento. “Este é um passo fundamental para assegurar a sustentabilidade dos recursos hídricos em Rio Claro e região, especialmente por conta do momento em que vivemos, momento de reflexão, em que a gente passou por uma estiagem muito grande. Então este programa veio em boa hora para a gente avançar na proteção e na manutenção dos recursos hídricos em Rio Claro”, declarou.
A iniciativa tem papel fundamental na proteção dos recursos hídricos, uma vez que a restauração da vegetação nativa protege as nascentes e cursos d’água, reduz o assoreamento e a contaminação, além de promover a biodiversidade, a estabilidade climática e o equilíbrio hidrológico da região. A Fazenda Água Branca fica no município de Rio Claro(SP), no bairro rural Ajapi, com acesso pela Estrada da Mata Negra, Km 2,5.
Sobre os PIPs
Os Projetos Integrais de Propriedades (PIPs) são estudos detalhados e projetos executivos que orientam intervenções para preservar as nascentes e mananciais que abastecem os municípios das bacias. Cada PIP identifica as necessidades de restauração, conservação de solo, saneamento rural e outras ações prioritárias para proteção hídrica.
Ao se inscreverem no edital da Agência PCJ, as prefeituras dos municípios das Bacias PCJ podem indicar suas microbacias de interesse para o abastecimento público para que sejam submetidas a um diagnóstico ambiental e planejamento da adequação ambiental de propriedades rurais, em consonância com a Política de Proteção e Conservação dos Mananciais dos Comitês PCJ. Para mais informações sobre a Política de Mananciais PCJ, acesse:
https://agencia.baciaspcj.org.br/assessoria-ambiental/
Sobre a Oji Papéis Especiais
A Oji Papéis Especiais é uma das principais fabricantes de papéis térmicos e autocopiativos do Brasil, com uma trajetória marcada pela inovação, sustentabilidade e excelência industrial. Localizada em Piracicaba (SP), integra o grupo japonês Oji Holdings Corporation, que atua globalmente nos setores de papel, celulose, embalagens e florestal. A empresa combina tecnologia de ponta e compromisso ambiental para oferecer soluções que fazem parte do dia a dia de milhões de pessoas, presentes em operações comerciais, sistemas logísticos, bilhetagem e outros segmentos essenciais.


