sábado, 6 junho, 2026
InícioGeralAos 62 anos, avó conquista primeiro certificado da vida em curso de...

Aos 62 anos, avó conquista primeiro certificado da vida em curso de qualificação profissional

FIQUE ATUALIZADO

📲 Siga nosso canal do WhatsApp, ative o "sininho" e receba informações em tempo real 📲( clique aqui)

Aos 62 anos, Benedita Camargo Fortes alcançou uma conquista inédita: recebeu o primeiro certificado de sua vida após concluir o curso de Panificação do programa Caminho da Capacitação, realizado em Jacupiranga, no Vale do Ribeira.

Moradora do município, Benedita voltou a estudar depois de décadas dedicadas ao trabalho e aos cuidados com a família. Com os estudos interrompidos ainda na infância, ela encontrou no programa uma oportunidade de aprender uma nova profissão e realizar um sonho antigo.

Segundo Benedita, grande parte da vida foi dedicada ao trabalho para garantir o sustento da família, sem a oportunidade de frequentar cursos de capacitação. A chegada da carreta de qualificação profissional ao município permitiu que ela ingressasse nas aulas de panificação.

Durante o curso, a aluna contou com o apoio de professores e colegas para superar dificuldades relacionadas à leitura e à escrita, desenvolvendo novas habilidades na produção de pães e outros produtos de panificação.

Além da realização pessoal, Benedita pretende utilizar o conhecimento adquirido para complementar a renda familiar. A expectativa é produzir e comercializar os próprios pães, transformando o aprendizado em uma nova fonte de ganhos.

Mãe e avó, ela afirma que sempre incentivou filhos e netos a valorizarem os estudos e acredita que sua história pode servir de exemplo para outras pessoas que desejam retomar os estudos ou buscar qualificação profissional.

O curso faz parte do Caminho da Capacitação, iniciativa integrada ao programa SuperAção SP, do Governo do Estado de São Paulo. O projeto tem como objetivo ampliar o acesso à qualificação profissional gratuita, estimular a geração de renda e incentivar o empreendedorismo.

A formação concluída por Benedita integrou o 20º ciclo do programa, que atendeu 19 municípios das regiões administrativas de Registro e Itapeva. Nesta etapa, 1.187 alunos receberam certificados após a conclusão dos cursos.

Desde sua criação, o Caminho da Capacitação já passou por 290 municípios paulistas e certificou mais de 14 mil pessoas em diferentes áreas profissionais.

Para Benedita, a conquista representa a realização de um sonho cultivado ao longo da vida e a prova de que nunca é tarde para aprender e buscar novas oportunidades.

RELACIONADOS

CATEGORIAS

últimas notícias