domingo, julho 6, 2025
InícioGeralCachorra da GCM de RC fica em 4º lugar no campeonato de...

Cachorra da GCM de RC fica em 4º lugar no campeonato de cães de faro

FIQUE ATUALIZADO

📲 Siga nosso canal do WhatsApp, ative o "sininho" e receba informações em tempo real 📲( clique aqui)

Em 2017, outro cão da GCM foi campeão na modalidade de detecção de entorpecentes

O canil da Guarda Civil Municipal rio-clarense foi um dos destaques do 10º Campeonato de Cães de Polícia das Guardas Municipais. A disputa foi realizada no início deste mês em Sumaré e a cadela de faro Pandora, de Rio Claro, conquistou a quarta colocação na detecção de entorpecentes. Disputaram 22 cidades e 32 equipes. Pandora participou acompanhada dos guardas municipais Ritter e De Souza.

“Os bons resultados que o canil da Guarda Municipal vem obtendo é reflexo de um trabalho sério, voltado para o aperfeiçoamento e constante busca de melhoria no atendimento à população”, comenta o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba, ressaltando que o uso de cães na área de segurança é extremamente eficaz.

Na prova de detecção o cão deve localizar os entorpecentes no menor tempo possível. Pandora, que é da raça pastor belga de malinois, cumpriu a prova em 4 minutos e 25 segundos. Na primeira colocação dessa modalidade ficou a GCM de Campinas, seguida das guardas civis de Santa Bárbara D’Oeste e de Santana de Parnaíba.

Em 2017 a Guarda Civil de Rio Claro conquistou o título de detecção de entorpecentes no torneio com o cão de faro Áthila, que realizou a prova em um minuto e 43 segundos, estabelecendo novo recorde. Em maio deste ano o cão Áthila faleceu por problemas renais.

De acordo com o Guarda Civil Palma, coordenador do canil da GCM de Rio Claro, o município a princípio não participaria da edição deste ano do campeonato, pois não havia tempo hábil para a preparação após a morte de Áthila. Com três anos de idade, a cadela Pandora chegou à Guarda Civil de Rio Claro já adulta e sem treino em detecção de entorpecentes.

“Acabamos decidindo participar mesmo com tempo reduzido de treino, para termos uma ideia do nível em que estava Pandora”, explica Palma. “Para a nossa surpresa, ela ficou na quarta colocação, que é um ótimo resultado”, acrescenta, destacando que a Guarda Civil já está se preparando para tentar o primeiro lugar no ano que vem.

RELACIONADOS

CATEGORIAS

últimas notícias