segunda-feira, agosto 11, 2025
InícioGeralCâmara pode pautar projeto contra ‘adultização’ de crianças nas redes sociais

Câmara pode pautar projeto contra ‘adultização’ de crianças nas redes sociais

FIQUE ATUALIZADO

📲 Siga nosso canal do WhatsApp, ative o "sininho" e receba informações em tempo real 📲( clique aqui)

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), anunciou nesta segunda-feira (11) que deve pautar projetos que visam combater e restringir perfis e conteúdos que promovam a ‘adultização’ de crianças e adolescentes nas redes sociais.

O tema ganhou destaque após denúncias feitas pelo influenciador digital Felca Bress, que expôs perfis com milhões de seguidores que utilizam crianças e adolescentes em situações consideradas adultas, como dançando músicas sensuais ou falando sobre sexo, para aumentar visualizações e monetizar os conteúdos.

Em publicação nas redes sociais, Motta afirmou: “O vídeo do Felca sobre a ‘adultização’ das crianças chocou e mobilizou milhões de brasileiros. Esse é um tema urgente, que toca no coração da nossa sociedade. Na Câmara, há uma série de projetos importantes sobre o assunto. Nesta semana, vamos pautar e enfrentar essa discussão. Obrigado, Felca. Conte com a Câmara para avançar na defesa das crianças.”

Felca também defendeu a necessidade de mudança nas redes sociais para evitar a propagação e monetização desse tipo de conteúdo: “Devemos cobrar em massa uma mudança nas redes sociais para que conteúdos como esses não sejam espalhados, permitidos nem monetizados. Tira o dinheiro dessa galera que tudo que eles fazem perde o sentido.”

O governo federal, por meio da ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, reforçou a importância da responsabilização das plataformas digitais, afirmando que elas têm capacidade para identificar os usuários e que não podem se eximir de sua responsabilidade. Segundo a ministra, “a internet não pode continuar sendo uma terra sem lei; uma arma poderosa nas mãos de pedófilos, incitadores de mutilações e suicídios, golpistas e criminosos.”

A ‘adultização’ infantil refere-se à exposição precoce de crianças a comportamentos e situações próprias da vida adulta, o que pode levar à erotização precoce e prejudicar o desenvolvimento emocional e psicológico das crianças, segundo o Instituto Alana, entidade que atua na defesa dos direitos da criança e do adolescente.

RELACIONADOS

CATEGORIAS

últimas notícias