quarta-feira, agosto 6, 2025
InícioGeralChuvas causam deslizamentos, alagamentos e quedas de árvores em municípios paulistas

Chuvas causam deslizamentos, alagamentos e quedas de árvores em municípios paulistas

FIQUE ATUALIZADO

📲 Siga nosso canal do WhatsApp, ative o "sininho" e receba informações em tempo real 📲( clique aqui)

As fortes chuvas que atingiram o estado de São Paulo neste final de semana causaram deslizamentos de terra, alagamentos e quedas de árvores em diversas cidades, com impactos significativos, mas sem relatos de vítimas fatais.

Salesópolis: deslizamentos e interdições

No município de Salesópolis, deslizamentos de terra resultaram no desabamento parcial do Hotel Vale das Nascentes, localizado no km 5 da Estrada da Roseira. Outros deslizamentos foram registrados na mesma estrada, próximo ao Morro Grande, e na Estrada da Barra. Segundo a Defesa Civil, as vias permanecem interditadas para a remoção do material.

Caraguatatuba: alagamentos em bairros

Caraguatatuba também enfrentou transtornos com pontos de alagamento em bairros como Centro (Avenida da Praia), Aruã, Poiares, Pinta, Rio do Ouro e Perequê-Mirim. Algumas residências foram momentaneamente alagadas, mas não houve registros de vítimas, desalojados ou desabrigados.

Peruíbe: erosões e desalojados

Em Peruíbe, no bairro Parque do Trevo, as enxurradas provocaram erosões em vias públicas, além de quedas de árvores e alagamentos no bairro Guaraú. Uma família ficou desalojada e foi encaminhada para a casa de parentes.

Campinas: quedas de árvores e interdições

No município de Campinas, foram registrados 44 chamados relacionados a quedas de árvores em bairros como Parque Taquaral, Jardim Proença e Vila Costa e Silva. Em uma ocorrência na Rua dos Pacães, uma árvore atingiu o telhado de uma residência, que foi interditada preventivamente, deixando quatro pessoas desalojadas.

Americana: danos à rede elétrica

Em Americana, as chuvas derrubaram árvores em vias públicas, algumas atingindo redes elétricas. Os bairros mais afetados foram Ipiranga, Cidade Jardim e Jardim Brasília. Técnicos foram enviados para reparar os danos, e não houve registro de vítimas ou desalojados.

Volume de chuva e monitoramento

Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Salesópolis foi o município com maior acumulado de chuva nas últimas 24 horas, registrando 80 mm. Outros municípios afetados incluem São Sebastião, Caraguatatuba, Barra do Turvo e Santos.

As equipes da Defesa Civil seguem monitorando as áreas de risco e orientam os moradores sobre medidas de segurança durante o período de chuvas intensas.

RELACIONADOS

CATEGORIAS

últimas notícias