A turbidez do rio Corumbataí apresentou redução na noite desta segunda-feira (24) após processo natural de autodepuração, permitindo que o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) religasse a Estação de Tratamento de Água “José Crespo” (ETA 2). A unidade voltou a operar com 50% de sua capacidade.
A ETA 2 abastece as regiões Leste, Oeste e parte da região Sul de Rio Claro, além do distrito de Ajapi. Segundo o Daae, a operação completa será retomada assim que o rio retornar ao nível adequado de turbidez para captação e tratamento, o que deve permitir a normalização do abastecimento na terça-feira (25).
A autarquia orienta a população a utilizar água de forma consciente, com prioridade para higiene pessoal e alimentação, até que a estação volte ao funcionamento integral. O órgão reforça que a redução temporária da operação é uma medida preventiva adotada por diversos municípios em situações de elevação da turbidez.
O aumento registrado nesta segunda-feira ocorreu devido ao volume de chuvas do fim de semana, que elevou a concentração de matéria orgânica e barro no ponto de captação do rio Corumbataí.



