Receber ligações mudas e que desligam sozinhas é um incômodo frequente, especialmente quando se trata de empresas de telemarketing e call centers. Essas chamadas automáticas ocorrem quando sistemas tentam identificar o melhor horário para contatar os clientes. Quando há muitas ligações simultâneas, algumas são descartadas, resultando em chamadas silenciosas.
Para combater essa prática abusiva, a Anatel criou o serviço “Não Me Perturbe”, uma ferramenta simples e gratuita para bloquear esse tipo de contato. Veja como cadastrar seu número:
1. Acesse o site nãomeperturbe.com.br.
2. Clique em “Novo bloqueio” e insira seu número de telefone com DDD.
3. Selecione as empresas de telecomunicações que você deseja bloquear.
4. Clique em “Enviar” e aguarde um SMS de validação para concluir o cadastro.
O bloqueio pode ser efetivado em até 30 dias.
E se não funcionar?
Se mesmo com o número cadastrado, você continuar recebendo ligações, há algumas ações que você pode tomar:
• Reclame na Anatel: A agência pode tomar medidas para resolver a situação.
• Procon: O Procon também pode ajudar a resolver conflitos relacionados a chamadas indesejadas.
• Qualempresameligou.com.br: Utilize esse site para identificar qual empresa está fazendo as ligações, facilitando o processo de busca por seus direitos.
Essas medidas são eficazes para reduzir as ligações indesejadas e garantir um maior controle sobre quem entra em contato com seu número.