Redução das chuvas afeta os mananciais que abastecem as cidades, tornando fundamental evitar desperdícios
Com a chegada do período de estiagem, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro alerta a população para a importância de adotar hábitos de consumo consciente e evitar desperdícios.
A redução das chuvas nesta época do ano impacta diretamente os mananciais que abastecem as cidades, tornando essencial a colaboração de todos para garantir o fornecimento de água com qualidade e regularidade.
A água é um recurso natural valioso e finito, indispensável para a vida e para as atividades do dia a dia. Pequenas atitudes no uso doméstico fazem grande diferença para preservar esse bem comum e contribuir para o equilíbrio do sistema de abastecimento.
Sempre atento às questões de escassez hídrica, o Daae monitora diariamente os níveis do Ribeirão Claro e do rio Corumbataí, onde faz a captação para o tratamento e distribuição da água no município, adotando medidas técnicas para manter o abastecimento. No entanto, a participação da comunidade é indispensável para atravessar este período de forma segura e sustentável.
E apesar dos níveis dos rios estarem dentro do esperado para a época do ano, a orientação é fazer uso consciente e sem desperdícios de água todos os dias, principalmente durante a estiagem, que ocorre até outubro.
Algumas medidas simples e eficazes:
· Fechar a torneira ao escovar os dentes ou ensaboar as mãos;
· Reduza o tempo de banho;
· Mangueira não é vassoura! Evite lavar calçadas e veículos com mangueira, opte por balde e pano;
· Reutilize a água da máquina de lavar para limpeza de pisos e áreas externas;
· Verifique e repare vazamentos internos em torneiras, chuveiros e caixas de descarga;
“A água que economizamos hoje faz diferença para todos no futuro. Cada cidadão tem papel importante na preservação deste recurso, especialmente durante a estiagem”, alerta o superintendente do Daae, Leandro Tresoldi.