O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Defesa Civil, vai ativar a ação emergencial de abrigo solidário a partir das 19h deste domingo (19), na Estação Pedro II, da Linha 3-Vermelha do Metrô. A medida, que segue até a manhã de quarta-feira (22), tem o objetivo de oferecer acolhimento emergencial à população em situação de rua diante da previsão de frio intenso nos próximos dias.
A iniciativa é uma parceria entre a Defesa Civil Estadual, o Metrô de São Paulo, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Secretaria de Desenvolvimento Social e o Fundo Social de São Paulo.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil (CGE), a queda das temperaturas é resultado da passagem de uma frente fria pelo estado, que deve causar declínio acentuado das mínimas mesmo em plena primavera.
As previsões indicam 8°C na Região Metropolitana de São Paulo, 5°C na Serra da Mantiqueira, 9°C no Vale do Ribeira e regiões de São José dos Campos e Itapeva, 10°C nas regiões de Sorocaba e Campinas, 11°C nas de Bauru e Araraquara, 12°C nas de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca e Ribeirão Preto, além de 14°C na Baixada Santista e Litoral Norte.
Durante o funcionamento, o abrigo oferecerá alimentação, colchões, cobertores e acolhimento humanizado, além de permitir a presença de pets, que também receberão cuidados. Na saída, os acolhidos receberão tickets para café da manhã no restaurante Bom Prato da Rua 25 de Março.