segunda-feira, 29 dezembro, 2025
InícioGeralDefesa Civil emite alerta para chuva forte na capital paulista e região...

Defesa Civil emite alerta para chuva forte na capital paulista e região de São José do Rio Preto

FIQUE ATUALIZADO

📲 Siga nosso canal do WhatsApp, ative o "sininho" e receba informações em tempo real 📲( clique aqui)

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu, na tarde deste sábado (27), um alerta do tipo cell broadcast para a ocorrência de chuva forte na capital paulista, especialmente nas regiões central e norte, além dos municípios de Elisiário e Catanduva, na região de São José do Rio Preto.

Diante da previsão de instabilidade para os próximos dias, o Governo de São Paulo informou que irá mobilizar um gabinete de crise a partir de segunda-feira (29), com o objetivo de coordenar ações de prevenção e resposta rápida aos municípios durante o feriado de Ano Novo.

Segundo a Defesa Civil, tempestades já foram registradas em diferentes regiões do estado neste sábado, em meio às altas temperaturas. Na capital e na Região Metropolitana de São Paulo, houve registro de 16 quedas de árvores, sem ocorrências de alagamentos ou desabamentos até o momento.

A orientação é para que a população redobre a atenção durante o período de alerta, evitando áreas arborizadas em caso de ventos fortes, recolhendo objetos soltos que possam ser arremessados e não tentando atravessar áreas alagadas ou com enxurradas. Também é recomendado observar sinais de deslizamento de terra, como rachaduras em imóveis e água barrenta descendo por encostas.

Em situações de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Previsão do tempo

De acordo com a Defesa Civil estadual, entre segunda-feira (29) e terça-feira (30), a atuação de um sistema meteorológico favorecerá a ocorrência de chuvas fortes em todo o estado, com possibilidade de tempestades severas, raios, rajadas de vento e granizo isolado.

Apesar de não haver previsão de acumulados elevados de chuva, o órgão alerta para o risco de transtornos pontuais, como alagamentos, enxurradas, quedas de árvores e danos causados por ventos fortes.

Neste sábado, pancadas de chuva moderadas a fortes, acompanhadas de raios, foram registradas nas faixas central e norte do estado, além da região de Itapeva. Ao longo do dia, o sol voltou a aparecer e as temperaturas se elevaram novamente, favorecendo o rápido aquecimento da atmosfera.

A combinação do calor intenso com ventos fortes em altitude contribui para a formação de pancadas de chuva isoladas, que podem ocorrer até o período da noite, especialmente nas regiões central, norte e leste do estado.

RELACIONADOS

CATEGORIAS

últimas notícias