sábado, 15 novembro, 2025
InícioGeralDefesa Civil emite alerta para chuvas fortes, raios e ventos acima de...

Defesa Civil emite alerta para chuvas fortes, raios e ventos acima de 70 km/h entre domingo (16) e terça-feira (18) em São Paulo

FIQUE ATUALIZADO

📲 Siga nosso canal do WhatsApp, ative o "sininho" e receba informações em tempo real 📲( clique aqui)

A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou um alerta para condições de tempo adversas entre domingo (16) e terça-feira (18) devido à passagem de uma frente fria que deve atingir diferentes regiões paulistas. O órgão aponta possibilidade de chuva forte, descargas elétricas, rajadas de vento superiores a 70 km/h e ocorrência isolada de granizo.

De acordo com o comunicado, os primeiros efeitos devem ser percebidos no domingo (16). Embora o sistema ainda atue com mais intensidade sobre o Sul do País, áreas do Sudeste já podem registrar pancadas de chuva. Na segunda-feira (17), com o avanço da frente fria, todas as regiões do Estado ficam sujeitas a precipitações, que podem ocorrer com intensidade forte.

Na terça-feira (18), o cenário segue de atenção, com previsão de chuva e variação de nebulosidade em grande parte do território paulista.

Segundo a Defesa Civil, as regiões que devem concentrar os maiores acumulados de chuva são o Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira, Vale do Ribeira, Sorocaba, Campinas, Itapeva, Baixada Santista, Região Metropolitana da Capital, Bauru, Araraquara, Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca e Ribeirão Preto.

Embora os modelos não indiquem volumes extremamente elevados na maior parte do Estado, há potencial para tempestades severas, com risco de alagamentos, deslizamentos, destelhamentos e queda de árvores. No litoral, também existe possibilidade de agitação marítima e ressaca.

A partir de quarta-feira (19), a tendência é de gradual melhora, com a frente fria se afastando e as condições se tornando mais estáveis.

A Defesa Civil orienta a população a acompanhar os alertas oficiais e adotar medidas preventivas para reduzir impactos decorrentes do mau tempo.

RELACIONADOS

CATEGORIAS

últimas notícias