Recomendações incluem evitar áreas alagadas, manter distância de árvores e postes e redobrar atenção nas rodovias
A Defesa Civil de São Paulo reforçou as orientações de segurança diante da previsão de chuvas fortes, rajadas de vento, descargas elétricas e possibilidade de granizo em diferentes regiões do estado nos próximos dias.
Durante os temporais, a recomendação é não atravessar ruas, pontes, córregos ou áreas alagadas, principalmente quando houver enxurradas. A população também deve ficar atenta a sinais de deslizamentos, rachaduras no solo, inclinação de árvores ou postes e estalos em encostas. Em caso de granizo, é importante procurar um local coberto e protegido.
Após as chuvas, o contato com água de enchentes deve ser evitado. Caso seja necessário entrar em contato com áreas atingidas, a orientação é utilizar luvas, botas impermeáveis e óculos de proteção, além de cobrir eventuais ferimentos. Alimentos e objetos que tiveram contato com água contaminada devem ser descartados devido ao risco de doenças, como leptospirose.
Cuidados durante ventos fortes
Em situações de ventos intensos, a Defesa Civil recomenda permanecer dentro de casa, preferencialmente em cômodos mais centrais, como banheiros e corredores, longe de janelas e portas de vidro — desde que não exista risco de inundação.
Também é importante manter distância de árvores, postes, estruturas metálicas, coberturas frágeis e outros objetos que possam cair ou ser deslocados pelas rajadas.
Em caso de cabos elétricos rompidos, ninguém deve se aproximar. A orientação é acionar a concessionária de energia ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193. Se o imóvel apresentar rachaduras, paredes inclinadas ou risco de desabamento, os moradores devem deixar o local e comunicar a Defesa Civil.
Atenção nas rodovias
Quem precisar viajar durante períodos de chuva deve reduzir a velocidade, aumentar a distância em relação ao veículo da frente e manter os faróis acesos. Todos os ocupantes devem utilizar o cinto de segurança.
Também é necessário evitar trechos sujeitos a alagamentos e deslizamentos de terra.
A Defesa Civil orienta ainda que a população acompanhe os alertas oficiais e siga as recomendações das autoridades locais.
Em situações de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193. Para receber alertas por SMS, basta enviar o CEP da residência para o número 40199.



