O céu do Brasil promete um espetáculo astronômico para o encerramento de julho, com duas chuvas de meteoros previstas para as noites de quarta (30) e madrugada de quinta-feira (31). A informação foi divulgada pelo Observatório Nacional (ON), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Alpha Capricornídeos e Delta Aquáridas do Sul
A primeira chuva, chamada Alpha Capricornídeos, deve atingir seu pico na noite do dia 30. Esse fenômeno é caracterizado por meteoros mais brilhantes, com uma taxa média de cinco por hora e velocidade de 23 km/s. O radiante está localizado na Constelação de Capricórnio, e o melhor horário para observação é entre a meia-noite e o amanhecer.
Já a segunda chuva, Delta Aquáridas do Sul, terá seu ponto alto na madrugada do dia 31, com uma frequência estimada entre 15 e 25 meteoros por hora. Os meteoros dessa chuva são mais rápidos, com velocidade de 41 km/s, e podem ser vistos com maior facilidade na região da Constelação de Aquário.
Como observar
Segundo o Observatório Nacional, para uma boa visualização, é necessário estar em locais afastados da poluição luminosa das cidades. “Olhe para qualquer lugar no céu, pois os meteoros podem aparecer em qualquer parte, mas focar nas constelações de Capricórnio e Aquário pode aumentar suas chances”, orienta o astrônomo Marcelo de Cicco.
Importância científica
Além de encantarem os observadores, as chuvas de meteoros têm valor científico. Elas ajudam a identificar os períodos de maior incidência de detritos espaciais e a desenvolver estratégias de proteção para satélites e missões espaciais. O estudo dos fragmentos também permite compreender melhor a formação do Sistema Solar.