Aeronave de pequeno porte caiu sobre um ônibus na manhã desta quarta-feira (7)
Duas pessoas morreram após a queda de um avião de pequeno porte na manhã de hoje (7) na Avenida Marquês de São Vicente, localizada na região da Barra Funda, em São Paulo. O Corpo de Bombeiros informou que o acidente ocorreu por volta das 7h20, quando a aeronave caiu sobre um ônibus, causando danos significativos. Outras duas pessoas ficaram feridas e foram socorridas, conforme a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP).
A aeronave, um bimotor de pequeno porte King Air, prefixo PS-FEM, havia decolado do Aeroporto Campo de Marte, na capital paulista. Segundo a assessoria do aeroporto, a torre de controle perdeu o contato com o avião às 7h16, pouco após a decolagem.
Investigação do Acidente
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), por meio do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), foi acionado para investigar as causas da queda, a fim de evitar futuros acidentes.
O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, declarou nas redes sociais que as equipes de segurança pública estão empenhadas no atendimento da ocorrência. Além disso, o Corpo de Bombeiros já havia controlado as chamas, e equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica estão apoiando a investigação.
Resposta do Governo Municipal
Em nota, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, lamentou o ocorrido e informou que está disponibilizando todos os recursos necessários para o socorro às vítimas. “Funcionários da Defesa Civil e Samu, além de agentes de trânsito e do setor de transportes, estão no local, juntamente com homens do Corpo de Bombeiros, para atuar no resgate às vítimas”, afirmou o prefeito.
Impacto no Transporte Público
A SPTrans, responsável pelo transporte público na cidade, comunicou que o ônibus atingido pela aeronave operava a linha 8500/10, entre o Terminal Pirituba e o Metrô Barra Funda. O veículo, pertencente à concessionária Santa Brígida, foi atingido durante o acidente. Como a área da queda do avião foi isolada, 10 linhas de ônibus que circulam nas proximidades precisaram ser desviadas. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) recomendou que motoristas evitem a região.
O caso segue sob investigação e mais detalhes serão divulgados conforme o andamento das apurações.