sábado, 30 agosto, 2025
InícioGeralEscritor Luis Fernando Verissimo morre aos 88 anos em Porto Alegre

Escritor Luis Fernando Verissimo morre aos 88 anos em Porto Alegre

FIQUE ATUALIZADO

📲 Siga nosso canal do WhatsApp, ative o "sininho" e receba informações em tempo real 📲( clique aqui)

O escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo morreu neste sábado (30), aos 88 anos, em Porto Alegre (RS). Ele estava internado desde 11 de agosto no Hospital Moinhos de Vento, onde tratava uma pneumonia grave, mas não resistiu às complicações.

Verissimo deixa a esposa, Lúcia Helena Massa, e três filhos: Pedro, Fernanda e Mariana. O escritor enfrentava problemas de saúde nos últimos anos, entre eles mal de Parkinson, complicações cardíacas e um acidente vascular cerebral (AVC) em 2021. Em 2022, recebeu um marca-passo no coração.

Filho do também escritor Érico Verissimo, publicou mais de 80 livros, incluindo títulos como As Mentiras que os Homens Contam, O Analista de Bagé e Ed Mort e Outras Histórias. Foi um dos autores mais populares do país, conhecido principalmente por suas crônicas e contos marcados pelo humor e pela crítica social.

Além da literatura, atuou como cartunista, tradutor, roteirista, publicitário, revisor, dramaturgo e saxofonista, instrumento ao qual se dedicava paralelamente à carreira de escritor.

Em entrevistas, Verissimo costumava destacar que iniciou tardiamente na escrita, quando passou a trabalhar na redação do jornal Zero Hora na década de 1960. Sobre sua memória, dizia que gostaria de ser lembrado por sua obra e também por “um solo de saxofone bem acabado”.

RELACIONADOS

CATEGORIAS

últimas notícias