terça-feira, 23 dezembro, 2025
InícioGeralFoguete sul-coreano explode após decolagem na Base de Alcântara, no Maranhão

Foguete sul-coreano explode após decolagem na Base de Alcântara, no Maranhão

FIQUE ATUALIZADO

📲 Siga nosso canal do WhatsApp, ative o "sininho" e receba informações em tempo real 📲( clique aqui)

Um foguete sul-coreano explodiu minutos após a decolagem da Base de Alcântara, no Maranhão, na noite desta segunda-feira (22). O veículo espacial não era tripulado e realizava o primeiro voo comercial lançado a partir de uma base brasileira.

O foguete HANBIT-Nano, pertencente à empresa Innospace, decolou às 22h13. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), ocorreu uma anomalia durante o voo que fez com que o foguete colidisse com o solo pouco tempo após o lançamento.

Equipes da FAB e do Corpo de Bombeiros foram acionadas e se deslocaram até a área da queda para avaliar a situação e analisar os destroços. A empresa responsável pelo lançamento informou que iniciou procedimentos internos para identificar as causas da falha.

O lançamento havia sido adiado diversas vezes. Inicialmente previsto para novembro, o voo foi remarcado para 17 de dezembro, quando uma anomalia técnica foi detectada. Uma nova tentativa estava programada para o dia 19, mas outro problema levou ao adiamento para o dia 22, quando o lançamento finalmente ocorreu.

O HANBIT-Nano tinha 21,8 metros de comprimento e cerca de 20 toneladas. O foguete transportava satélites que seriam colocados em órbita terrestre, além de oito cargas úteis, sendo cinco pequenos satélites e três dispositivos experimentais desenvolvidos por instituições do Brasil e da Índia.

Não houve registro de feridos. As investigações seguem para esclarecer as circunstâncias do acidente.

RELACIONADOS

CATEGORIAS

últimas notícias