O fotógrafo rio-clarense Filippo Ferrari conquistou o terceiro lugar no Concurso de Fotografia 2025 do Museu do Futebol, em São Paulo. Com o tema “Torcida”, o registro feito por Filippo se destacou entre mais de 200 inscrições de todo o Brasil e retrata torcedores espremidos em uma pequena área de sombra durante uma partida entre Velo Clube e Inter de Limeira, no Estádio Benito Agnelo Castellano, em Rio Claro (SP).
A imagem chamou atenção pela composição marcada por forte geometria e cores intensas, além de retratar o impacto do calor extremo no comportamento da torcida. Com o resultado, Filippo receberá o prêmio de R$ 1.500 e terá sua foto incorporada ao acervo do museu, podendo ser usada em futuras exposições e publicações.
O concurso, que está em sua terceira edição, selecionou 20 imagens de fotógrafos profissionais e amadores de diferentes regiões do país. O primeiro lugar foi para Rodrigo Zaim, de São Paulo (SP), com uma imagem registrada em 2012 durante a final do Mundial entre Corinthians e Chelsea, na quadra da Gaviões da Fiel. O segundo lugar ficou com Michael Dantas, de Manaus (AM), que retratou torcedores indígenas assistindo a uma partida em Alvarães (AM).
Os vencedores foram escolhidos por uma comissão julgadora formada por profissionais como Alexandre Battibugli (revista Placar), Márcia Zöet (fotógrafa), Emerson Prata (Museu do Futebol) e Maíra Correa Machado (coordenadora de Exposições do Museu).
As 20 imagens premiadas estão disponíveis no site oficial do Museu do Futebol: