A passagem de uma frente fria pelo Sudeste deve provocar chuva intensa em todas as regiões do estado de São Paulo nesta quarta-feira (29), segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil estadual.
O órgão alerta para a ocorrência de temporais acompanhados de ventos fortes e raios, principalmente nas regiões de Campinas, Sorocaba, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Grande São Paulo. Na capital, o volume de chuva acumulado pode chegar a 60 milímetros ao longo do dia, com maior concentração durante a tarde.
A Defesa Civil recomenda atenção redobrada para o risco de alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos de terra, que podem ocorrer devido à intensidade das precipitações.
Queda de temperatura na quinta-feira (30)
Com o avanço da frente fria, uma massa de ar polar deve chegar ao estado na quinta-feira (30), derrubando as temperaturas em várias regiões.
Na capital paulista, as máximas não devem ultrapassar os 19 °C, enquanto as mínimas ficam em torno de 14 °C. Em Sorocaba, os termômetros devem variar entre 16 °C e 20 °C; em Ribeirão Preto, de 19 °C a 27 °C; na Baixada Santista, de 19 °C a 21 °C; e no Vale do Paraíba, de 17 °C a 19 °C.
Orientações da Defesa Civil
A Defesa Civil orienta que a população evite permanecer em áreas abertas durante tempestades e não tente atravessar locais alagados. Também recomenda atenção com estruturas frágeis e árvores, devido aos ventos intensos.
Em caso de emergência, os contatos disponíveis são: Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).



