domingo, julho 27, 2025
InícioGeralGoverno orienta usuários do Gov.br a ativar verificação em duas etapas

Governo orienta usuários do Gov.br a ativar verificação em duas etapas

FIQUE ATUALIZADO

📲 Siga nosso canal do WhatsApp, ative o "sininho" e receba informações em tempo real 📲( clique aqui)

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) iniciou uma campanha de orientação para que os usuários da conta ouro da plataforma Gov.br ativem a verificação em duas etapas. A medida tem como objetivo ampliar a segurança de aproximadamente 72 milhões de pessoas que possuem esse nível de conta.

Segundo o MGI, a ativação da verificação em duas etapas não é obrigatória e pode ser desabilitada a qualquer momento. No entanto, o ministério reforça que essa funcionalidade oferece uma camada extra de proteção contra acessos indevidos, especialmente quando combinada ao uso da biometria.

Atualmente, 27% dos usuários com conta ouro já utilizam o recurso de verificação em duas etapas.

A plataforma Gov.br tem mais de 169 milhões de usuários cadastrados e oferece cerca de 4.700 serviços digitais federais, além de 8.700 serviços estaduais e municipais. Entre os serviços mais utilizados estão Meu INSS, Meu SUS Digital, Carteira de Trabalho Digital, Carteira Digital de Trânsito, Enem, Fies e Assinatura gov.br.

Por meio da conta Gov.br, é possível realizar ações como assinar documentos com validade jurídica, abrir empresas, transferir veículos e acessar serviços conforme o perfil do cidadão, como estudantes, agricultores, empreendedores, turistas e trabalhadores.

Como funciona a ativação

A partir de agora, ao realizar o login na plataforma com uma conta ouro, o usuário será convidado a ativar a verificação em duas etapas pelo aplicativo Gov.br. No primeiro acesso, é possível ignorar a solicitação. Nesse caso, um aviso será enviado por e-mail ou SMS informando que, no próximo acesso, será necessário ativar a funcionalidade.

Caso o usuário encontre dificuldades para usar o recurso de segurança, ele poderá desativá-lo a qualquer momento pelo menu “Segurança da conta” no aplicativo Gov.br. As instruções também estão disponíveis no portal oficial. Em caso de dúvidas, é possível conversar com um atendente.

RELACIONADOS

CATEGORIAS

últimas notícias