O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para a formação de um ciclone na região Sudeste do Brasil a partir de sexta-feira (30). O fenômeno deve provocar volumes elevados de chuva nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais.
De acordo com o Inmet, o ciclone deve se formar próximo ao litoral do Sudeste, favorecendo acumulados que podem ultrapassar 100 milímetros nas áreas da Serra da Mantiqueira. No litoral paulista, os volumes previstos podem superar 60 milímetros em curto intervalo de tempo.
A atuação do sistema também aumenta o risco de tempestades na cidade de São Paulo ao longo da sexta-feira, com possibilidade de queda de granizo em diversas regiões do estado. Municípios do sul e do Triângulo Mineiro, em Minas Gerais, também podem ser atingidos por temporais.
No sábado (31), as áreas de chuva mais intensa devem se concentrar entre o Triângulo Mineiro e o estado do Rio de Janeiro, com acumulados que podem passar dos 100 milímetros em 24 horas. Há ainda previsão de tempestades localizadas entre o norte de Santa Catarina, o leste do Paraná e o sul de São Paulo.
Segundo o Inmet, a tendência é que o ciclone continue influenciando as condições do tempo até o início da próxima semana, contribuindo para a formação de um canal de umidade que se estende do Espírito Santo até Mato Grosso.
Frente fria antecede o ciclone
Antes da formação do ciclone, a passagem de uma frente fria a partir desta quinta-feira (29) deve provocar chuvas intensas e tempestades isoladas no Paraná e em Santa Catarina. As áreas com maior risco incluem a região metropolitana de Curitiba, o norte catarinense, o Vale do Itajaí e a Serra Catarinense.
Nessas regiões, os acumulados de chuva podem chegar a 100 milímetros em 24 horas, com possibilidade de descargas elétricas e queda de granizo.
O Inmet orienta que a população acompanhe as atualizações meteorológicas e fique atenta a alertas da Defesa Civil, especialmente em áreas suscetíveis a alagamentos, deslizamentos e enxurradas.



