quarta-feira, agosto 6, 2025
InícioGeralInmet emite alerta de chuvas intensas em grande parte do Brasil

Inmet emite alerta de chuvas intensas em grande parte do Brasil

FIQUE ATUALIZADO

📲 Siga nosso canal do WhatsApp, ative o "sininho" e receba informações em tempo real 📲( clique aqui)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para várias regiões do país, válido até as 10h desta segunda-feira (6). O aviso abrange uma faixa que vai do Amazonas ao Maranhão, incluindo áreas do Pará e Tocantins.

Segundo o Inmet, estão previstas chuvas de até 100 milímetros por dia e ventos que podem alcançar 100 km/h, com potencial para causar falta de energia elétrica, quedas de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O alerta, classificado com nível laranja, indica perigo e cobre quase 200 cidades nesses estados.

Chuvas mais leves em outras regiões

Além do alerta laranja, o Inmet emitiu um aviso de nível amarelo, que representa perigo potencial, para cerca de 1,5 mil municípios em 13 estados e no Distrito Federal. Essas áreas devem registrar chuvas de até 55 mm por hora, acompanhadas de ventos intensos, mas com menor risco de ocorrências graves.

O alerta amarelo inclui todos os municípios do Espírito Santo e do Tocantins, a maior parte do Amazonas, Pará, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, além de regiões no norte de Rondônia, sul de Roraima, sudoeste do Maranhão e Piauí, oeste e extremo-sul da Bahia e norte do Rio de Janeiro.

Recomendações do Inmet

Durante as tempestades, o Inmet recomenda que a população:

•Evite usar aparelhos eletrônicos conectados à tomada;

•Não se abrigue sob árvores em caso de ventos fortes;

•Evite estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda;

•Siga as orientações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros local.

Previsão para janeiro

De acordo com o Inmet, janeiro deve apresentar chuvas dentro ou acima da média climatológica em grande parte das regiões Norte, Sul e Nordeste. Já no Sudeste, os acumulados de chuva podem ser maiores do que o normal em São Paulo e Rio de Janeiro, mas abaixo da média em Minas Gerais e Espírito Santo.

No Centro-Oeste, a previsão aponta precipitações dentro ou acima da média em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, enquanto Goiás e algumas áreas de Mato Grosso do Sul devem registrar índices abaixo do esperado.

Quanto às temperaturas, o mês deve ser mais quente que o habitual, especialmente no Norte, onde as médias podem ultrapassar os 28°C, com dias de calor extremo.

A população é aconselhada a monitorar as atualizações do Inmet e seguir as orientações das autoridades locais para garantir a segurança durante os períodos de chuva intensa.

RELACIONADOS

CATEGORIAS

últimas notícias