O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (24) um alerta laranja para onda de calor em dez estados e no Distrito Federal. A temperatura nesses locais está 5°C acima da média, impactando diretamente a população e o meio ambiente.
Os estados afetados são: Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, além do norte do Rio Grande do Sul, e o Distrito Federal.
Baixa umidade também preocupa
Além do calor extremo, o Inmet também alertou sobre a baixa umidade do ar. A umidade relativa em parte dos estados das regiões Centro-Oeste, Sudeste e em áreas do Nordeste, exceto Alagoas e Sergipe, pode cair entre 12% e 20%. Nesses níveis, o risco de incêndios florestais aumenta, e a saúde da população também é afetada, causando ressecamento da pele, olhos, boca e nariz.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a umidade do ar esteja próxima de 60% para garantir condições ideais de saúde.
Orientações à população
O Inmet aconselha que a população aumente a ingestão de líquidos, evite a exposição ao sol nos horários mais quentes e minimize a prática de atividades físicas intensas. Também recomenda o uso de hidratantes para pele e a umidificação dos ambientes.