quarta-feira, 7 janeiro, 2026
InícioGeralJovem relata como sobreviveu cinco dias perdido no Pico Paraná

Jovem relata como sobreviveu cinco dias perdido no Pico Paraná

FIQUE ATUALIZADO

📲 Siga nosso canal do WhatsApp, ative o "sininho" e receba informações em tempo real 📲( clique aqui)

O jovem Roberto Farias Tomaz relatou, em vídeo publicado nas redes sociais, como conseguiu sobreviver após passar cinco dias perdido no Pico Paraná, ponto mais alto da região Sul do Brasil. Ele está internado em um hospital no litoral do Paraná, onde recebe atendimento médico.

Segundo Roberto, durante o período em que esteve sozinho na mata, enfrentou fome, frio, chuva e medo. Para se proteger, buscava abrigo em grutas e sob árvores e utilizava folhas para amenizar o frio. “Eu pedi proteção de Deus e ele me guiava”, afirmou, já no hospital.

O jovem contou que, nos últimos dias, tinha apenas uma ameixa e um pedaço de panetone como alimento, além de água retirada de cachoeiras. “O que eu comi foi ameixa e tomava água da cachoeira”, relatou.

Como se perdeu

Roberto desapareceu no dia 1º de janeiro, quando descia a trilha do Pico Paraná acompanhado de amigos. Após se perder do grupo, caminhou sozinho pela mata até conseguir chegar, cinco dias depois, a uma fazenda na localidade de Cacatu, em Antonina, onde pediu ajuda.

Durante as buscas, mais de 100 bombeiros e cerca de 300 voluntários foram mobilizados. O jovem afirmou que chegou a ouvir um helicóptero sobrevoando a região, mas depois não teve mais contato visual com as equipes. Após alguns dias, acreditou que as buscas haviam sido encerradas.

Momentos críticos

Roberto relatou que, em alguns momentos, pensou que não conseguiria sobreviver. Disse ainda que chegou a ter alucinações, mas afirmou que se manteve focado em continuar caminhando. “Pedi forças para Deus, pensei na minha mãe e em toda a minha família”, contou.

Mesmo com uma lesão na perna causada por uma queda, ele caminhou cerca de 20 quilômetros até encontrar ajuda. Câmeras de segurança da fazenda registraram o momento em que o jovem chega mancando e pede socorro.

Estado de saúde

Após ser acolhido, Roberto foi levado ao hospital de Antonina, onde passou por exames médicos. De acordo com as informações, ele está lúcido, sem ferimentos graves, apresentando apenas escoriações e sinais de desidratação, sendo submetido à reidratação.

O jovem agradeceu às equipes de resgate, aos voluntários e às pessoas que oraram por ele. Enquanto se recupera, disse que deseja retornar para casa e voltar à rotina alimentar após os dias sem comida.

RELACIONADOS

CATEGORIAS

últimas notícias