Termina nesta quinta-feira (31) o prazo para o licenciamento anual obrigatório de veículos com placas finais 1 e 2 no estado de São Paulo. A partir de sexta-feira (1), o calendário segue com os veículos de placas finais 3 e 4, cujo vencimento será no fim de agosto.
Segundo o Detran-SP, 46,6% da frota registrada no estado já foi licenciada até junho, o que corresponde a 9,8 milhões de veículos dos 21 milhões em circulação.
A taxa do licenciamento em 2025 é de R$ 167,74. Para emitir o documento, é necessário quitar previamente o IPVA e eventuais multas.
O pagamento pode ser feito informando o número do Renavam nos bancos conveniados (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú, Safra e Santander), por internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico. Após a quitação, o motorista pode baixar ou imprimir o CRLV digital pelos portais do Detran-SP, Poupatempo ou Senatran, além dos aplicativos Detran-SP, Poupatempo Digital e Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Calendário de licenciamento 2025
Veículos de passageiros, ônibus, reboques e semirreboques:
- Julho: placas com finais 1 e 2
- Agosto: placas com finais 3 e 4
- Setembro: placas com finais 5 e 6
- Outubro: placas com finais 7 e 8
- Novembro: placas com final 9
- Dezembro: placas com final 0
Veículos registrados como caminhão e trator:
- Setembro: placas com finais 1 e 2
- Outubro: placas com finais 3, 4 e 5
- Novembro: placas com finais 6, 7 e 8
- Dezembro: placas com finais 9 e 0
Penalidades
Dirigir um veículo sem licenciamento é infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e remoção do veículo ao pátio. Em 2024, essa foi a segunda principal causa de autuações no estado, segundo o Detran-SP.
O órgão disponibiliza o serviço LIVE (Liberação Instantânea de Veículos), que permite solicitar a liberação do veículo online assim que ele for levado ao pátio, após o pagamento das pendências.