Uma moradora de Suzano, de 104 anos, atualizou sua documentação pessoal no Poupatempo do município. O atendimento ocorreu após orientação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), responsável pela concessão e manutenção de aposentadorias e outros benefícios previdenciários.
Segundo o governo estadual, desde janeiro de 2024 — quando São Paulo passou a emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) — já foram realizados 272 atendimentos no Poupatempo para pessoas com 100 anos ou mais.
A idosa, nascida na Bahia, ainda utilizava um registro antigo emitido em seu estado de origem. Para manter seus benefícios regularizados e unificar as informações no modelo nacional, familiares buscaram o posto do Poupatempo para substituir o antigo RG plastificado pela nova CIN.
O atendimento contou com conferência de dados e suporte técnico do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD). Idosos acima de 80 anos têm prioridade especial e, por isso, o atendimento foi imediato. A equipe dedicou atenção extra às etapas de biometria, devido ao desgaste natural das digitais ao longo dos anos.
Após o procedimento, a moradora agradeceu o atendimento recebido no posto.
O Poupatempo informa que pessoas idosas ou com dificuldade de locomoção podem solicitar atendimento domiciliar, realizado em parceria com o IIRGD. Nos postos, os atendimentos presenciais são feitos exclusivamente mediante agendamento gratuito pelos canais oficiais: portal, aplicativo SP.GOV.BR, totens ou WhatsApp (11) 95220-2974.
Carteira de Identidade Nacional
A CIN é o novo documento de identificação válido em todo o país. Em São Paulo, sua emissão é feita pelo IIRGD nos 245 postos do Poupatempo. O modelo utiliza o CPF como número único e reúne dados biométricos, assinatura, nome social e QR Code, reduzindo inconsistências e facilitando o acesso a serviços públicos e privados.



