O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) se tornou o primeiro do Brasil a aplicar o exame teórico da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dentro do novo modelo simplificado, implementado após mudanças federais anunciadas neste mês.
Apenas quatro dias após a publicação das novas regras, um morador do interior paulista já avançou para a fase prática do processo de habilitação. O jovem Richard de Campos Silvério, de 18 anos, morador de Tatuí (SP), foi o primeiro candidato aprovado no exame teórico no novo formato.
Processo mais rápido e digital
Richard havia iniciado o processo de habilitação em março deste ano, contratando uma autoescola e participando de aulas teóricas presenciais. No entanto, precisou interromper o curso por incompatibilidade de horários.
Com a liberação do novo modelo, que permite a realização do curso teórico de forma on-line, o candidato concluiu os conteúdos em poucas horas e conseguiu agendar a prova no mesmo dia, avançando rapidamente no processo.
“Agora, com o processo mais rápido, vai facilitar muito minha vida, tanto para o trabalho quanto para a faculdade e o lazer”, afirmou o estudante de Letras.
Segundo ele, assim que foi anunciado o novo formato, acessou o aplicativo CNH do Brasil, concluiu o curso teórico na quinta-feira (9), pagou a taxa no site do Detran-SP e agendou o exame para o sábado (13), quando foi aprovado.
São Paulo sai na frente
Mesmo antes da publicação da Resolução Contran nº 1.020/2025 e da Medida Provisória nº 1.327/2025, o Detran-SP já vinha preparando ajustes técnicos para adequar o processo de habilitação às novas diretrizes federais.
Após a oficialização das normas, em 10 de dezembro, o órgão acelerou a implantação das mudanças, com foco na simplificação de etapas, revisão de fluxos e redução de custos para os candidatos à CNH.
Em curto prazo, os sistemas foram atualizados e o exame teórico passou a ser aplicado conforme o novo curso digital, permitindo que a economia seja percebida imediatamente pela população.
Economia e flexibilidade
De acordo com o diretor de Atendimento do Detran-SP, Lucas Papais, a aplicação do novo modelo demonstra o compromisso do estado com um processo de habilitação mais acessível.
“Já conseguimos aplicar o exame teórico da CNH dentro dos novos parâmetros. Quem concluiu o curso teórico pelo aplicativo CNH do Brasil pode procurar o Detran-SP para agendar a prova e, em caso de aprovação, seguir para as aulas práticas”, explicou.
As aulas práticas poderão ser realizadas tanto por meio de autoescolas quanto com instrutores autônomos, conforme previsto nas novas regras.
Transição gradual e sem interrupções
Para garantir transparência e facilitar o acompanhamento das mudanças, o Detran-SP informou que lançará na próxima semana a página oficial “CNH Paulista”, que reunirá informações, cronograma de implementação e orientações ao público.
A implantação do novo modelo será feita de forma gradual, priorizando as medidas que reduzem custos ao cidadão. Durante o período de transição, os serviços continuam funcionando normalmente, sem interrupções no processo de habilitação.
Segundo o Detran-SP, o objetivo é assegurar previsibilidade, transparência e continuidade no atendimento, enquanto as melhorias são incorporadas de maneira progressiva.



