Quem for tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em São Paulo a partir de janeiro contará com mudanças que prometem reduzir custos e agilizar o processo de habilitação. As medidas seguem a nova norma publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em 10 de dezembro e já estão sendo aplicadas pelo Detran-SP.
Com a atualização, o exame teórico passou a ser realizado em novo formato, com curso on-line e prova com duração de uma hora. O número mínimo de acertos exigidos foi reduzido de 21 para 20 questões. O Detran-SP informou que conseguiu adequar o sistema em tempo recorde e foi o primeiro órgão de trânsito do país a registrar um candidato aprovado no novo modelo, no dia 13 de dezembro, três dias após a publicação da portaria.
Desde a implantação das mudanças, mais de 14 mil solicitações de curso teórico já foram atualizadas no estado por meio do aplicativo CNH do Brasil, segundo o Detran-SP.
Outra alteração anunciada foi a redução do valor dos exames médico e psicotécnico. O Governo de São Paulo fixou o custo máximo de R$ 90 por exame, realizados exclusivamente em clínicas credenciadas. De acordo com o órgão, a medida representa uma redução de cerca de 30% no exame médico e de 40% no psicotécnico em relação aos valores anteriormente praticados.
O Detran-SP também passou a permitir o cadastramento de instrutores autônomos para a realização de aulas práticas, conforme previsto nas novas regras da CNH. O cadastro pode ser feito por meio do Sistema Eletrônico de Informações do Estado de São Paulo (SEI).
Para orientar os candidatos, o departamento disponibilizou uma página específica com um passo a passo do processo de habilitação, reunindo informações sobre cada etapa, a ordem dos procedimentos e links de acesso aos serviços. O portal integra o sistema da CNH Paulista, que segue em atualização e deve incorporar novos serviços nos próximos meses, com foco na simplificação do processo e na redução de custos para a população.



